Lar Quixadá Encontro de Leitores acontece entre dias 18 a 20 de setembro na casa de saberes Cego Aderaldo, em Quixadá
QuixadáÚltimas notícias

Encontro de Leitores acontece entre dias 18 a 20 de setembro na casa de saberes Cego Aderaldo, em Quixadá

3.4k

Quixadá: Nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2025, a cidade de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, recebe o 9º Encontro de Leitores do Sertão Central, um dos importantes espaços de diálogo entre livro, leitura e literatura do Estado. O evento, que acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo, é realizado com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE).

A edição deste ano traz como tema “Do cordel à HQ: não há quem diga onde termina e começa o sertão”, reforçando a proposta de pensar o Sertão Central como território criativo, onde convivem tradição e contemporaneidade. A programação, gratuita e aberta ao público, reúne mesas de debate, lançamentos de livros, oficinas, feira criativa, sorteios e um concurso de cosplay, ampliando o acesso a diferentes públicos.

Dentre os nomes já confirmados, estão os escritores e ilustradores Paulo Moreira e Ilustra Lu, e o secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Minc), Fabiano Piúba, compondo mesa sobre políticas públicas para o livro ao lado de Maura Isidório, orientadora da Célula do Livro, Leitura e Literatura (CELIV/Secult-CE). Estão ainda na programação nomes como Bruno Ribeiro, Roberta Cirne, Silva Barros, Rômulo Fidélis, Wilton Santos, Zé Wellington, Julie Oliveira, Kênia Diógenes, Bruno Paulino, Angélica Sampaio, dentre outros.

Além da programação literária, o evento realiza o 1º Encontro de Profissionais do Livro e da Leitura do Sertão Central, com o objetivo de mapear editores, mediadores, livreiros, professores e demais agentes que atuam na cadeia do livro, ampliando a profissionalização e fortalecendo o mercado no interior do Ceará.

“O Encontro surgiu como uma forma de proporcionar que leitores do interior também pudessem experienciar eventos literários, principalmente porque muitos não tinham condições de ir a eventos de editoras ou livrarias em Fortaleza, ou até mesmo à Bienal do Livro do Ceará”, destaca Gisele Sousa Santos (Kinaya Black), escritora afrofuturista e produtora cultural, produtora do projeto.

Criado em 2015, o Encontro de Leitores do Sertão Central já se consolidou como um espaço de formação, diversidade e trocas culturais. A cada edição, o evento reúne autores, leitores, estudantes, professores e profissionais do livro e da leitura, fortalecendo o acesso ao livro em territórios historicamente fora do circuito dos grandes eventos literários.

“É uma oportunidade de abrir novas janelas para o fortalecimento da literatura no Sertão Central. O evento democratiza o acesso ao livro e reforça nosso compromisso com a formação de leitores e com a valorização da cultura popular”, afirma Michelle Maciel, gestora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Polícia Federal flagra extração ilegal de areia e prende dois suspeitos em Itapiúna

A Polícia Federal prendeu duas pessoas em flagrante, nesta quarta-feira (26), durante...

PolicialÚltimas notícias

Adolescente de 12 anos desaparece após contato com rapaz conhecido pela internet

  A Polícia Civil do Ceará investiga o desaparecimento de Ana Bianca...

CearáÚltimas notícias

Dois trabalhadores morrem após choque elétrico e queda de andaime em obra em Fortaleza

Dois trabalhadores morreram na manhã desta quarta-feira (26) após sofrerem uma descarga...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ministério Público do Ceará dá 10 dias para que Prefeitura de Mombaça resolva esgoto a céu aberto

Região Central: O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria...