Lar Eleições 2026 Eleições 2026: Eleitores não podem ser presos até domingo (6), mas Lei prevê exceções; entenda
Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Eleitores não podem ser presos até domingo (6), mas Lei prevê exceções; entenda

67
(foto: RC)

Eleitores brasileiros não podem ser presos nem detidos desde a última terça-feira (29), salvo em casos excepcionais, segundo o Código Eleitoral. A proibição vale até a próxima terça-feira (6), dois dias após o primeiro turno, e busca garantir o livre exercício do voto.

A lei prevê três exceções: prisão em flagrante delito, condenação criminal por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto emitido pela Justiça Eleitoral.

O salvo-conduto protege quem sofrer violência física ou moral para votar e pune quem tentar impedir o exercício do voto. Para candidatos, a restrição à prisão vale desde 19 de setembro, também com exceção de flagrante.

No domingo (4), as seções funcionam das 8h às 17h. Na urna eletrônica, o eleitor vota nesta ordem: deputado federal, deputado estadual (ou distrital), senador (duas vagas), governador e presidente da República.

O eleitor não pode entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho fica com os mesários e só pode ser usado antes, para identificação por meio do e-Título ou de documentos oficiais digitais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta o uso de anotações em papel com os números dos candidatos, para reduzir erros e agilizar as filas. A Justiça Eleitoral recomenda ainda que o eleitor consulte o local de votação com antecedência.

Com informações da Agência Brasil

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Flávio Bolsonaro tem 45% e Lula, 44%, em empate técnico na nova pesquisa Quaest

Eleeições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) registrou 45% das intenções de voto no segundo...

PolicialÚltimas notícias

Colisão entre duas moto mata adolescente na zona rural de Mombaça e deixa outro ferido

Região Central: Um adolescente de 16 anos morreu após uma colisão entre duas...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: TRE-CE pede tropas federais para Quixadá e mais sete municípios da região no 2º turno

Região Central: Quixadá, Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Choró, Ibaretama, Itatira e Madalena...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá inaugura centro de imagem com tomógrafo no Hospital Eudásio Barroso nesta sexta-feira (23)

Quixadá: O Hospital Eudásio Barroso, deste Municípío, recebe nesta sexta-feira (23), um tomógrafo...