Lar Ceará Eleições 2020: Ceará tem o maior número de políticos ‘fichas sujas’ de todo Brasil
Ceará

Eleições 2020: Ceará tem o maior número de políticos ‘fichas sujas’ de todo Brasil

211
Levantamento do TCE foi divulgado essa semana (Foto: divulgação/TCE)

O Ceará lidera, entre todos os estados do país, o número de gestores e ex-gestores que cometeram crimes de improbidade administrativa nos cargos públicos, e terminaram sendo enquadrados na Lei da Ficha Limpa. O levantamento foi realizado Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Conforme o levantamento, são 2.900 pessoas que ocupavam cargos políticos, de secretário ou de confiança em gestões públicas municipais nos últimos anos. O total de nomes com filha suja no Ceará é tanto que chega a ser mais do que o dobro de nomes que tem o estado na segunda colocação do ranking, Minas Gerais.

A grande maioria dos nomes, inclusive, é de prefeitos e ex-prefeitos e também de nomes que concorreram ao cargo de vice. As principais irregularidades cometidas pelos gestores “ficha-suja” estão não ter atingido o percentual mínimo de gastos com Saúde e Educação, realização indevida do recolhimento de contribuições previdenciárias ou de licitações e atos de improbidade administrativa que culminaram em prejuízos ao contribuinte.

Até o momento, o levantamento leva em conta dados de 15 estados, incluindo o Ceará, que já se anteciparam ao prazo de 25 de setembro, quando todos os tribunais deverão encaminhar seus relatórios à Justiça Eleitoral. O arquivo contém os nomes das pessoas que tiveram suas contas relativas ao exercício de funções ou cargos públicas rejeitadas por irregularidade insanável ou por decisão irrecorrível, nos últimos oito anos, registradas no TCE Ceará até a presente data.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Cearense de 38 anos que fingia ter 12 para ser adotada é condenada na Justiça

A justiça condenou a cearense de 38 anos que enganou uma família...

CearáÚltimas notícias

Bispo de Diocese do Ceará proíbe uso de inteligência artifical em atos de divulgação da igreja

A Diocese de Sobral suspendeu temporariamente o uso de inteligência artificial na...

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...