Lar Policial Criminosos mortos pela polícia em Canindé planejavam atacar área dominada por facção rival
PolicialÚltimas notícias

Criminosos mortos pela polícia em Canindé planejavam atacar área dominada por facção rival

569

 

Sete integrantes de facção morreram em confronto com a Polícia Militar na madrugada desta sexta-feira (31) em Canindé, no interior do Ceará. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), o grupo foi surpreendido por equipes policiais momentos antes de realizar um ataque em uma área dominada pela facção rival, o Terceiro Comando Puro (TCP).

O confronto aconteceu por volta das 3h, no bairro Campinas, região marcada por intensas disputas entre as duas facções. Conforme informações apuradas pela polícia, os criminosos planejavam invadir o território rival com o objetivo de tomar o controle da região e expandir o domínio do Comando Vermelho no município.

As forças de segurança, porém, já monitoravam os suspeitos e haviam recebido informações da Inteligência sobre o plano de ataque. Equipes do Raio, Cotar, Força Tática e Policiamento Ostensivo Geral foram enviadas ao local e se depararam com os criminosos fortemente armados. Ao perceber a presença dos policiais, o grupo abriu fogo e lançou granadas contra as viaturas, iniciando uma intensa troca de tiros.

Após o confronto, sete homens — com idades entre 16 e 22 anos — foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido. Com os suspeitos, a polícia apreendeu um fuzil, quatro pistolas, três revólveres, cerca de 150 munições e uma quantidade de drogas.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou a ação das forças de segurança e afirmou que a polícia agiu para impedir um ataque que poderia ter causado grande tragédia. “Nenhum policial morto. Nenhum inocente alvejado. A população protegida. Parabéns à nossa Polícia Militar do Ceará”, declarou em publicação nas redes sociais.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se manifestou, destacando a importância da cooperação entre os estados no combate às facções. “Essa é uma guerra que não conhece fronteiras. A ação no Ceará mostra o compromisso das forças de segurança com a defesa da população”, afirmou.

Segundo o governo estadual, a disputa entre facções criminosas é responsável pela maioria dos homicídios registrados no Ceará. Em 2024, o estado registrou aumento de quase 10% nos assassinatos em comparação com o ano anterior, conforme dados do Mapa da Segurança Pública.

As investigações sobre o caso seguem sob responsabilidade da Delegacia Regional de Canindé, que busca identificar os demais envolvidos no planejamento do ataque. A Polícia mantém operações contínuas na região para evitar novos confrontos e conter a expansão das facções criminosas no interior do estado.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso após jogar pedra e quebrar vidro de viatura policial no Ceará

Um homem em situação de rua foi preso na tarde desta quarta-feira...

PolicialÚltimas notícias

Operação “Irmão Lobo” prende suspeitos de fraude em concurso da Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas...

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...