Lar Ceará Cearense teria ‘antecipado’ mais duas questões do Enem 2025 oito meses antes, diz site
CearáÚltimas notícias

Cearense teria ‘antecipado’ mais duas questões do Enem 2025 oito meses antes, diz site

299

O universitário cearense Edcley Teixeira teria antecipado mais duas questões do Enem 2025, meses antes da aplicação das provas. Com os novos itens identificados, sobe para pelo menos sete o número de perguntas que o estudante publicou previamente, segundo mensagens reveladas nesta terça-feira (25).

Até então, era conhecido que Edcley havia divulgado cinco questões durante uma transmissão ao vivo realizada dias antes do segundo domingo de provas. Três dessas perguntas foram anuladas pelo Ministério da Educação (MEC). As novas mensagens indicam que o estudante expôs respostas de dois itens de Matemática cerca de oito meses antes do exame.

As questões foram compartilhadas em 17 de março em um grupo no WhatsApp formado por alunos que participam de sua mentoria. Em uma das mensagens, Edcley orienta que, caso o item aparecesse no exame, a resposta correta seria “125/216”. O conteúdo correspondeu exatamente à pergunta sobre probabilidade que caiu no Enem em novembro. No mesmo período, ele enviou outra mensagem com os números de uma questão sobre diluição, cuja resposta também coincidiu com o exame meses depois.

Após a aplicação da prova, o estudante voltou ao grupo para comentar sobre as mensagens antigas e afirmou que os alunos teriam acertado os itens divulgados. Ele já havia comemorado outras cinco “previsões” em uma transmissão ao vivo feita em 11 de novembro. Segundo investigações, Edcley percebeu que algumas questões do Enem eram pré-testadas no Prêmio Capes de Talento Universitário e passou a organizar um esquema para obter as perguntas aplicadas no concurso, oferecendo pagamento a participantes dispostos a memorizar os itens.

A prova do Prêmio Capes é feita no computador, e não é permitido sair com o conteúdo. Embora o edital determine a devolução de rascunhos e anotações, não há cláusula que impeça o participante de divulgar as questões após a aplicação. Em conversa com alunos divulgada pelo g1, Edcley comparou o acesso aos pré-testes a “encontrar a prova do Enem na véspera”.

Em entrevista ao programa Fantástico no domingo (23), o estudante negou ter cometido fraude e afirmou que as coincidências entre as mensagens e a prova do Enem foram fortuitas. O Inep ainda não se manifestou sobre os dois novos itens identificados.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Polícia Federal flagra extração ilegal de areia e prende dois suspeitos em Itapiúna

A Polícia Federal prendeu duas pessoas em flagrante, nesta quarta-feira (26), durante...

PolicialÚltimas notícias

Adolescente de 12 anos desaparece após contato com rapaz conhecido pela internet

  A Polícia Civil do Ceará investiga o desaparecimento de Ana Bianca...

CearáÚltimas notícias

Dois trabalhadores morrem após choque elétrico e queda de andaime em obra em Fortaleza

Dois trabalhadores morreram na manhã desta quarta-feira (26) após sofrerem uma descarga...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ministério Público do Ceará dá 10 dias para que Prefeitura de Mombaça resolva esgoto a céu aberto

Região Central: O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria...