Lar Ceará Ceará tem quase 90% de todo o seu território com área de seca, aponta Funceme
CearáÚltimas notícias

Ceará tem quase 90% de todo o seu território com área de seca, aponta Funceme

840
Cenário traz prejudica o plantio, dificulta o crescimento de frutas e verduras e prejudica o pasto (Foto: divulgação)

O Ceará registrou em julho 88,7% de seu território em situação de seca, segundo o Monitor de Secas. De acordo com a Funceme, esse é o cenário mais crítico desde janeiro de 2024, quando praticamente todo o estado apresentava algum grau de comprometimento.

A variação em relação a junho foi de aproximadamente 13%, com destaque para o avanço da seca fraca, marcada pela redução no plantio, déficits hídricos prolongados e lavouras e pastagens que não conseguiram se recuperar. A seca moderada, nível mais severo, também aumentou, passando de 33,89% para 35,12% entre os dois meses.

Essa categoria mais intensa se concentra no oeste do estado, afetando regiões como Ibiapaba, Sertão Central, Inhamuns e parte da Jaguaribana.

Já as áreas livres do fenômeno representam apenas 11,3% do território, em uma faixa litorânea que inclui Fortaleza, Pecém e parte do sul cearense.

Segundo a Funceme, a intensificação do quadro está ligada à redução anormal das chuvas após o fim da quadra chuvosa, em maio. O diagnóstico também considera a saúde da vegetação, que mostra sinais de impacto pela estiagem.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Incêndio atinge mercadinho em Ibaretama e deixa prejuízo de mais de R$ 700 mil

Região Central: Um incêndio destruiu um depósito de alimentos nos fundos de...

Eleições 2026QuixadáÚltimas notícias

Eleições 2026: Mais 2.000 mil eleitores poderão votar pela primeira vez em Quixadá

Eleições 2026: Mais de 2.000 quixadaenses que declararam morar em Quixadá, terão...

QuixadáÚltimas notícias

Capotamento é registrado na zona rural de Quixadá nesta sexta-feira (21)

Região Central: Um veículo de cor prata capotou na tarde desta sexta-feira...