Lar Quixadá Campus do IFCE de Quixadá se destaca em pesquisa e emplaca 13 prêmios de iniciação científica
QuixadáÚltimas notícias

Campus do IFCE de Quixadá se destaca em pesquisa e emplaca 13 prêmios de iniciação científica

332

Quixadá: O campus de Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Quixadá obteve 13 reconhecimentos no Prêmio Destaque de Iniciação Científica e Tecnológica 2025, divulgado nesta terça-feira (3) pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI). Do total, oito trabalhos foram premiados e outros cinco receberam indicação à Honra ao Mérito Científico e Tecnológico.

Os reconhecimentos contemplam projetos das categorias Ensino Médio e Graduação, envolvendo estudantes e orientadores. Na área do Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar do Ensino Médio, o campus conquistou o primeiro e o segundo lugares com trabalhos de Ariane de Brito e Jhonnata Araújo, ambos orientados pelo professor Lucas da Silva.

Na Graduação, os três primeiros lugares do Colégio de Ciências Humanas ficaram com trabalhos do campus. Fernanda de Castro (1º) e Lucas Vitoriano (3º) tiveram orientação da professora Caroline Loureiro, enquanto Danilo Lima, segundo colocado, foi orientado pelo professor Emilio Tarlis. Na área do Colégio das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, Alexandre Carreira orientou os trabalhos classificados em 1º e 3º lugares, de Fernando Willame e Marcos Oliveira, e Lucas da Silva orientou o 2º lugar, com Ryan Kisgley.

Segundo a direção do campus, os resultados estão associados a ações voltadas ao fortalecimento da iniciação científica, como o incentivo à participação de estudantes desde o ensino médio, a ampliação de atividades laboratoriais e o estímulo à submissão de projetos em editais institucionais e eventos científicos.

Para o diretor-geral do IFCE campus Quixadá, Alexandre Praxedes, o desempenho reflete a atuação conjunta de estudantes, orientadores e equipes administrativas. O prêmio reconhece trabalhos vinculados a programas institucionais de iniciação científica e tecnológica apresentados no Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT 2025).

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação “Irmão Lobo” prende suspeitos de fraude em concurso da Polícia Civil do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, nas primeiras horas...

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...

Sertão CentralÚltimas notícias

Município de Solonópole passa a receber retransmissão de sinal de TV digital

Região Central: Mais de 18 mil moradores de Solonópole vão ser beneficiados com...