Lar Câmara dos Deputados aprova em votação intervenção federal em Brasília

Câmara dos Deputados aprova em votação intervenção federal em Brasília

150
Votação aconteceu de forma simbólica com maioria dos deputados a favor da medida (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados confirmou em Plenário a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta aos atos de vandalismo ocorridos neste domingo em Brasília.

A votação foi simbólica. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/23, que deverá ser votado pelos senadores nesta terça-feira (10). Para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ataque de vandalismo às instituições, sobretudo à Câmara, é inaceitável.

A intervenção é limitada à área de segurança pública do Distrito Federal no período entre 8 e 31 de janeiro de 2023, com o objetivo de encerrar o “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos”. O governo federal será responsável por todas as atividades com relação direta ou indireta com a segurança pública.

Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

“Deus me deu 15 anos de presente”, afirma pai de jovem morto em tragédia com time de basquete

A morte do adolescente Matheus Henrique Ferreira Martins, de 15 anos, comoveu...

PolicialÚltimas notícias

Justiça concede liberdade provisória a mulher presa por morte de companheiro em Juatama

Região Central: A Justiça concedeu liberdade provisória, nesta segunda-feira (15), a Rosana...

PolicialÚltimas notícias

PM resgata nove aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro em São Benedito

Uma equipe da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente...

CearáÚltimas notícias

Ônibus que viajava com time de basquete capota em Tauá e mata sete jovens

Sete jovens morreram em um acidente de ônibus registrado na madrugada desta...