Lar Ceará Ação integrada da segurança do Ceará e forças federais prende 203 criminosos
Ceará

Ação integrada da segurança do Ceará e forças federais prende 203 criminosos

67

Forças policiais do Ceará e federais prenderam 203 suspeitos de homicídios, tráfico de drogas e assalto no estado em uma operação integrada, realizada desde terça-feira (9). De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, a operação “Cerco Fechado” marca o início de uma atuação conjunta e permanente entre equipes de segurança e do estado.

“Nós esperamos que com essas atividades reduzamos bastante os indicadores de violência, em especial os homicídios e o tráfico de drogas, que é um dos principais causas da criminalidade violenta”, afirmou o ministro.

Segundo Mendonça, o foco do trabalho integrado será desestruturar o setor financeiro das facções criminosas, além da prisão dos chefes dos bandos.

O ministro afirmou também que liberou nesta quinta-feira (11) o valor de R$ 19 milhões para aplicação em segurança no Ceará.

Combate mais eficiente
Para o secretário da Segurança do Ceará, Sandro Caron, a soma das forças do estado e com agentes federais vai permitir o combate ao crime de forma mais eficiente.

“Isso [a integração das forças] nos proporcionará a estrutura ideal para combater aquilo que é fundamental para desestruturar o crime organizador: o patrimônio. Desestabilizar estrutura financeira, que é o patrimônio das organizações criminosas e conseguindo também a prisão das principais lideranças. É só com o enfraquecimento desses grupos que nós teremos uma efetiva redução da criminalidade no Ceará”, disse Caron.

Caron citou em entrevista coletiva a redução do número de assalto a bancos no Ceará, que caiu em 42% em 2020 em relação a 2019. Ele citou ainda o aumento na apreensão e armas e de drogas, mas não citou que os homicídios cresceram no Ceará no mesmo período.

Em 2019 foram 2.361 assassinatos no Ceará; e em 2020, 4.038. O aumento foi de 71%.

Ainda segundo o secretário, a operação Cerco Fechado, que marcou o início da parceria, contou com 1,5 mil agentes de segurança, incluindo policiais e militares do Ceará, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.

Ceará e Rio Grande do Norte foram os primeiros estados a assinar o acordo com cria a força-tarefa permanente de segurança.

Com informações do G1

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Maior que o Cristo Redentor, imagem de Nossa Senhora de Fátima no CE atrai multidão em inauguração

Uma multidão tomou conta do espaço dedicado ao recém-construído monumento de Nossa...

CearáÚltimas notícias

Fábrica clandestina de fogos de artifício explode no Ceará; vizinho morre após susto

Uma nova explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício deixou...

CearáÚltimas notícias

Justiça determina que Enel garanta fornecimento de energia elétrica sem interrupções em Morada Nova

O Poder Judiciário acatou ação do Ministério Público do Ceará (MPCE) e...

CearáÚltimas notícias

Grafite encontrado em Canindé pode transformar Ceará em polo nacional de tecnologia mineral

Sertões de Canindé: Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) identificaram que um...