Lar Nacional Você atende, a ligação cai: saiba porquê as chamadas feita por robôs são perigosas
NacionalÚltimas notícias

Você atende, a ligação cai: saiba porquê as chamadas feita por robôs são perigosas

834

O disparo de chamadas automáticas, conhecidas como robocalls, continua crescendo no Brasil. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, foram registradas quase 24 bilhões de ligações do tipo, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O volume equivale a 23 mil chamadas por segundo, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024.

Essas ligações, também chamadas de “ligações de curta duração”, geralmente duram menos de seis segundos e são realizadas por sistemas automatizados. O objetivo é confirmar que o número está ativo antes que atendentes humanos entrem em contato, economizando tempo e recursos para empresas de telemarketing.

Em muitos casos, no entanto, os números usados são virtuais e inexistentes, impossibilitando o retorno da ligação.

Apesar de parecerem inofensivas, as robocalls podem abrir caminho para fraudes. Algumas tentam enganar o usuário com promessas falsas, como prêmios de loteria ou promoções inexistentes.

Especialistas em crimes cibernéticos recomendam cautela: evitar atender chamadas de números desconhecidos, não interagir caso a ligação esteja muda e, sempre que possível, bloquear e denunciar esses números à Anatel ou aos órgãos de defesa do consumidor.

Estima-se que metade das 20 bilhões de ligações feitas mensalmente no país seja disparada por robôs. A Anatel segue monitorando a prática e recomenda que consumidores façam registros em plataformas de bloqueio, como o site Não Me Perturbe, para tentar reduzir o volume dessas chamadas indesejadas.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Casal condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Quixadá

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia...

PolicialÚltimas notícias

Frentista morre após colisão entre motocicleta e carreta na BR-122, entre Quixadá e Ibaretama

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta quarta-feira (17), na...

Emprego & ConcursoSertão CentralÚltimas notícias

IBGE abre vagas temporárias em seis municípios do Sertão Central com salário de até R$ 4 mil

Região Central: Moradores de seis municípios do Sertão Central poderão concorrer a vagas...

Sertão CentralÚltimas notícias

Ex-prefeito de Canindé cai em golpe e perde R$ 30 mil achando que teria ganhado carro de Elon Musk

Sertões de Canindé: O ex-prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, revelou ter sido vítima...