Lar Ceará Majestade, líder de facção criminosa no Ceará, é condenada a 15 anos de prisão
Ceará

Majestade, líder de facção criminosa no Ceará, é condenada a 15 anos de prisão

170
‘Majestade’ ostentava momentos de lazer nas redes sociais. — Foto: Redes sociais/Reprodução

Considerada chefe financeira e controladora da distribuição de áreas do tráfico de drogas em Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF), Francisca Valeska Pereira Monteiro, mais conhecida como ‘Majestade’, foi condenada a 15 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

A condenação de Valeska foi emitida no último dia 12 de julho pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas, e a decisão se tornou pública na segunda-feira (24). A mulher de 27 anos foi acusada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) de promover e integrar associação criminosa.

Ela foi condenada a 11 anos e um mês de reclusão pelo crime de integrar organização criminosa armada. Ela também foi considerada culpada pelo crime de associação para o tráfico de drogas, e por isso foi condenada a 4 anos e dois meses. Somadas, as penas totalizam 15 anos e três meses.

A criminosa está presa desde agosto de 2021, quando foi capturada pela Polícia Civil enquanto tirava férias na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Após a prisão, ela foi enviada para Fortaleza. No seu celular, segundo a Justiça, foram encontrados endereços dos pontos de venda de drogas na RMF, os nomes dos membros do seu grupo e “diálogos de cunho criminoso”.

Segundo a Polícia, Majestade controlava o ‘2º escalão’ de uma facção criminosa de origem carioca com atuação no Ceará. O grupo no qual ela atuava agia principalmente com tráfico de drogas e prática de homicídios. Além de administrar as finanças, Valeska também distribuía os pontos de tráfico na RMF.

Na época da prisão, a mulher já tinha antecedentes criminais por roubo, associação criminosa, crime contra a fé pública e tráfico de drogas.

Majestade fazia viagens de luxo com dinheiro do crime

Conforme a Polícia Civil, antes de ir a Gramado, onde foi presa, Majestade havia passado um mês no Rio Grande do Norte e dois meses no Rio de Janeiro, onde ficou hospedada em Copacabana e Ipanema, dois pontos turísticos de alto custo da capital fluminense.

Nas redes sociais, a jovem também publicava fotos do “mêsversários” — comemorações mensais — e do aniversário de um ano da própria filha, além de uma viagem ao Beto Carrero World, parque temático em Santa Catarina.

Conforme as investigações, enquanto os membros e grupos criminosos disputavam territórios no Ceará, o que resultava em homicídios, a mulher aproveitava as férias no Sul do país. De acordo com a polícia, todo o dinheiro usado nas viagens provinha das práticas criminosas do grupo controlado por Majestade.

A mulher vinha sendo monitorada pelas forças de segurança do Ceará desde 2020, quando descobriram que ela controlava a contabilidade da facção criminosos do Rio de Janeiro no Ceará. Em 2014, Majestade já havia sido presa por liderar uma quadrilha que roubava casas e estabelecimentos comerciais em Fortaleza.

Com informações do G1

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

‘Redemoinho’ destrói parte do telhado da Câmara de Vereadores de Martinópole

Uma forte ventania provocou danos na estrutura da Câmara Municipal de Martinópole,...

CearáÚltimas notícias

Estudante de medicina morre após colisão entre carro e caminhão na CE-138, em Morada Nova

Uma colisão envolvendo um carro e um caminhão terminou com a morte...

CearáÚltimas notícias

Idoso de 77 anos desmaia após ser picado por jararaca dentro de casa no Ceará

Um idoso de 77 anos precisou ser hospitalizado após ser picado por...

CearáÚltimas notícias

Cearense de 38 anos que fingia ter 12 para ser adotada é condenada na Justiça

A justiça condenou a cearense de 38 anos que enganou uma família...