Lar Câmara dos Deputados aprova em votação intervenção federal em Brasília

Câmara dos Deputados aprova em votação intervenção federal em Brasília

197
Votação aconteceu de forma simbólica com maioria dos deputados a favor da medida (Foto: Bruno Spada/Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados confirmou em Plenário a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como resposta aos atos de vandalismo ocorridos neste domingo em Brasília.

A votação foi simbólica. O texto segue agora para o Senado Federal na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 1/23, que deverá ser votado pelos senadores nesta terça-feira (10). Para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ataque de vandalismo às instituições, sobretudo à Câmara, é inaceitável.

A intervenção é limitada à área de segurança pública do Distrito Federal no período entre 8 e 31 de janeiro de 2023, com o objetivo de encerrar o “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos”. O governo federal será responsável por todas as atividades com relação direta ou indireta com a segurança pública.

Relator da proposta, o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA) afirmou que se trata de medida “amarga”, mas “necessária e proporcional” em face dos fatos tão graves ocorridos. O objetivo é recuperar o controle da ordem pública no Distrito Federal.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá abre processo seletivo com 411 vagas e salários de até R$ 3,1 mil; confira

A Prefeitura de Quixadá abriu inscrições para o processo seletivo público regido...

Eleições 2026Últimas notícias

Quixadá: Lula amplia votação no 2° turno e abre vantagem de quase 16 mil votos sobre Flávio

O resultado das eleições presidenciais de 2026 em Quixadá, no Sertão Central...

QuixeramobimÚltimas notícias

Motorista fica gravemente ferido ao cair de caminhão em Quixeramobim

Região Central: Um motorista de caminhão-cegonha ficou gravemente ferido na manhã desta...

Sertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e Ibaretama tiveram registros de suspeita de crimes eleitorais no domingo do 2° turno

Quixadá: Este município registrou caso suspeito de crime eleitoral no segundo turno...