Lar Ceará Sindicato cobra prefeitura pelo não pagamento de insalubridade aos médicos de Quixadá
CearáQuixadá

Sindicato cobra prefeitura pelo não pagamento de insalubridade aos médicos de Quixadá

129
Médicos do município não estariam recebendo insalubridade

Quixadá: O município de Quixadá está sendo alvo de uma ação judicial por parte do Sindicato dos Médicos do Ceará, pedindo que os profissionais de medicina que atuam na cidade, recebam legalmente o pagamento adicional de insalubridade, garantido àqueles que atuam em algumas determinadas áreas da saúde. Além de Quixadá a cidade de Icó foi alvo da ação.

De acordo com o Sindicato, a reivindicação do pagamento adicional de insalubridade teria sido reivindicada na última quarta-feira (23) através do departamento jurídico da entidade por meio de uma ação coletiva com pedido de tutela de urgência. Procurada, a Prefeitura de Quixadá confirmou através de sua assessoria de comunicação, que ainda não foi notificada oficialmente acerca do assunto.

“A Prefeitura dos dois municípios tem como dever regulamentar o tema por meio de Decreto Municipal, mas não o fez. Como consequência, o Poder Executivo retira dos seus médicos o direito à percepção do adicional, já que, embora exerçam atividades sob a influência de agentes insalubres, não têm o direito do referido adicional em virtude da omissão do Poder”, explica o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes.

Na Ação protocolada contra Quixadá e Icó os advogados do Sindicato argumentam que “há omissão do Poder Público quanto o seu dever de legislar matéria de sua iniciativa, de acordo com o Estatuto do Servidor Municipal”, já que conforme levantamento do setor jurídico da entidade, os profissionais não recebem o pagamento tendo em vista que não há regulamentação acerca do adicional aos servidores municipais.

“Desta forma, a entidade acionou o Poder Judiciário, pois entende que é dever dos referidos municípios regulamentarem o pagamento do adicional de insalubridade, e sua omissão traz impactos negativos aos profissionais médicos no exercício de suas atividades”, disse o Sindicato dos Médicos em seu site.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Reta final do prazo eleitoral provoca fila e atendimento intenso em Quixadá

Região Central: Eleitores têm até esta quarta-feira, 6 de maio de 2026,...

QuixadáÚltimas notícias

Se reativada, usina da Petrobras em Quixadá pode gerar R$ 16 milhões em arrecadação de impostos ao Estado

Quixadá: Se for mesmo reativada, a Usina de Quixadá da petrobras Biocombustível...

QuixadáÚltimas notícias

Campus do IFCE de Quixadá poderá firmar parceria com Universidade da Argentina

Quixadá: Pesquisadores de uma universidade na Argentina podem firmar uma parceria com o...

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão na BR-222 deixa mãe e filha mortas e mais de 15 feridos no interior do Ceará

Um grave acidente envolvendo uma ambulância e um micro-ônibus deixou duas pessoas...