Lar Ceará Cidades sem lei: Prefeitos e deputados mantém silêncio sobre extinção das Comarcas do interior
Ceará

Cidades sem lei: Prefeitos e deputados mantém silêncio sobre extinção das Comarcas do interior

278

Nos próximos dias, algumas cidades do interior cearense não terão mais juízes para julgar os processos. O Tribunal de Justiça do Ceará enviará um projeto de lei para extinguir 33 Comarcas, dentre elas, Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã e Paramoti, além da Comarca de Ibicuitinga.

Para serem extintas, precisa ser aprovado um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Ceará, necessitando assim da pressão popular para que seus municípios não se tornem terras sem lei.

Leia mais: Tribunal de Justiça do CE vai extinguir 33 Comarcas; 7 da região Central causando prejuízos a população

Para se ter ideia, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Paramoti e Ibicuitinga terão apenas a presença de um Destacamento da Polícia Militar, já que estão não dispõem de Delegacias de Polícia Civil, com a saída da ‘Justiça’ dessas cidades deve aumentar a impunidade e dificultar o acesso a justiça.

Na próxima terça-feira, 18, ocorrerá uma reunião na Aprece entre a Gestão do Judiciário com os prefeitos e procuradores de cada município.

Com o fechamento dos fóruns dessas cidades, os deputados e os prefeitos também serão responsáveis por retirar da população um direito constitucional: ter acesso à justiça.

O Tribunal de Justiça alega falta de recursos para manter essas comarcas, todavia, há quem diga que o objetivo é outro, já que quase todas funcionam exclusivamente com funcionários das prefeituras. Enquanto isso, juízes e desembargadores continuam com as regalias e sem nenhuma redução.

 

 

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...

CearáÚltimas notícias

Após resgate, idosa que trabalhou 55 anos sem salário deixa residência de empregadores

A idosa de 62 anos resgatada em condições análogas à escravidão em...

CearáÚltimas notícias

Homem sofre descarga elétrica e cai de telhado após vara encostar em fiação

Um homem sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado de um...

CearáÚltimas notícias

Tragédia na CE-085: adolescente de 13 anos morre após ser atropelado por carro

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um carro...