O Ceará aparece com cinco municípios entre as 20 cidades mais violentas do Brasil, segundo dados do Atlas da Violência referente a este ano de 2026. Maranguape aparece no topo da lista nacional, com taxa estimada de 87,2 homicídios por 100 mil habitantes e é considerada a cidade mais violenta do país.
Além de Maranguape, o ranking também inclui Maracanaú, na terceira posição, com taxa de 74,1; Itapipoca, em quarto lugar, com 74 homicídios por 100 mil habitantes; Caucaia, na quinta colocação, com índice de 72,9; e Sobral, que aparece na 13ª posição nacional, com taxa de 59,9.
A lista é formada majoritariamente por cidades nordestinas. Das 20 cidades com maiores taxas de homicídios do país, 17 estão localizadas na região Nordeste.
O levantamento considera homicídios registrados e estimativas de crimes ocultos calculadas com uso de inteligência artificial. Os dados reforçam o cenário de preocupação com a violência urbana no Ceará, especialmente em municípios de médio e grande porte da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado.
