Lar Política Lula assina MP que acaba com ‘Taxa das Blusinhas’ para compras da Shein e outros sites estrangeiros
PolíticaÚltimas notícias

Lula assina MP que acaba com ‘Taxa das Blusinhas’ para compras da Shein e outros sites estrangeiros

9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (12), uma Medida Provisória (MP) para acabar com a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50, apelidada de “taxa das blusinhas”.

A Medida Provisória foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial ainda na terça.

Líderes de oposição avaliam a decisão de Lula e de sua equipe econômica como uma ação com fundo eleitoreiro, por ser tomada meses antes da eleição onde ele já afirmou que sairá como candidato á reeleição.

No ato de assinatura oficial, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Rogério Ceron, explicou que foi possível zerar o imposto após três anos de combate ao contrabando e maior regularização do setor.

A chamada “taxa das blusinhas” entrou em vigor em agosto de 2024, dentro do programa “Remessa Conforme”, criado para regulamentar o comércio eletrônico internacional. Na prática, o imposto era cobrado no momento da compra, para aumentar a fiscalização e a redução de fraudes.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

‘violência extrema, cruel e desproporcional’: Irmãos são indiciados pelo crime contra jovem Ana Clara, em Quixeramobim

Quixeramobim: A Polícia Civil do Estado do Ceará indiciou por tentativa de feminicídio...

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso após ameaçar cortar mãos da irmã com foice em Quixeramobim

Quixeramobim: Um novo caso de violência contra a mulher foi registrado neste...

PolicialÚltimas notícias

Violência: Homem é surpreendido e morto a tiros no bairro Carrascal, em Quixadá

Região Central: Um homicídio foi registrado na tarde desta terça-feira (12) no...