Lar Nacional Cerca de 100 mil fiéis sobem a Ladeira do Horto e renovam tradição na Sexta-feira da Paixão
NacionalÚltimas notícias

Cerca de 100 mil fiéis sobem a Ladeira do Horto e renovam tradição na Sexta-feira da Paixão

525
Fiéis caminham no Horto em direção à imagem de Padre Cícero. — Foto: Patrícia Silva.

Milhares de devotos participaram, nas primeiras horas desta sexta-feira (3), de uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Ceará: a subida da Ladeira do Horto, em Juazeiro do Norte. A estimativa é de que cerca de 100 mil fiéis tenham passado pelo local ao longo do dia, reforçando a força da fé popular na região do Cariri.

A caminhada, que leva até a estátua de Padre Cícero, começou ainda durante a madrugada. Muitos romeiros enfrentaram o percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros como forma de penitência, pagamento de promessas ou demonstração de devoção.

Ao longo do trajeto, os fiéis fazem paradas nas estações da Via Sacra, onde rezam, cantam e refletem sobre os momentos que antecederam a morte de Jesus Cristo. A prática, que remonta às tradições iniciadas pelo próprio Padre Cícero, é uma das mais simbólicas expressões religiosas da cidade.

A Sexta-feira da Paixão é considerada um dos pontos altos do calendário religioso local, atraindo visitantes de diversas cidades do Ceará e também de outros estados. Muitos participantes optam por subir descalços ou carregando objetos religiosos, em um gesto de sacrifício e fé.

Reconhecida como um dos principais centros de religiosidade popular do Brasil, Juazeiro do Norte transforma-se durante o período em um grande palco de peregrinação, onde tradição, cultura e espiritualidade se encontram em uma das maiores manifestações de fé do Nordeste.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Quixadaense que estava desaparecido desde sábado é encontrado sem vida em Ibaretama

Regiãao Central: O corpo de um homem de 64 anos foi encontrado...

PolíticaÚltimas notícias

Derrota histórica: Veto no Senado a nome indicado por Lula ao STF é o primeiro em 132 anos

A derrota inédita e sem precedentes da indicação do próximo ministro do...

PolicialÚltimas notícias

Idoso é atropelado no bairro São João quando voltava de um culto

Quixadá: Um idoso de 96 anos foi atropelado por uma motocicleta na...