Cinco vereadores do município de Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, interior do Ceará, foram presos nesta quinta-feira (12) durante a deflagração da Operação Traditori. A ação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco-CE) e investiga um esquema de financiamento ilícito de campanhas eleitorais com recursos provenientes de organização criminosa.
Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, incluindo os cinco parlamentares, além de 30 mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram na Câmara Municipal de Morada Nova, em residências e em endereços comerciais ligados aos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 93ª Zona Eleitoral de Fortaleza.
As ações ocorreram em diferentes municípios cearenses, como Fortaleza, Chorozinho, Morada Nova, Limoeiro do Norte e Pedra Branca, além da cidade de São Paulo. A Polícia Federal, responsável pela divulgação da operação e integrante da Ficco-CE, não informou os nomes dos vereadores presos nem qual facção criminosa estaria envolvida no caso.
Além das prisões, a Justiça Eleitoral determinou o afastamento dos vereadores de suas funções públicas e autorizou o bloqueio e o sequestro de bens e valores dos investigados. Segundo a Polícia Federal, a medida busca interromper o fluxo financeiro da organização criminosa e garantir a efetividade das investigações.
De acordo com a PF, as apurações tiveram início após o compartilhamento de informações da Delegacia de Morada Nova e do Departamento de Polícia do Interior Sul. As investigações indicam que uma facção criminosa teria financiado campanhas nas eleições municipais de 2024 no município, por meio de um esquema de movimentação e ocultação de recursos de origem ilícita.
Os suspeitos podem responder por crimes como lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e delitos eleitorais.
Em nota, a Prefeitura de Morada Nova afirmou que não é alvo da investigação e que não possui qualquer envolvimento com os fatos apurados. O município também declarou respeito ao trabalho das autoridades e disse confiar que o caso será esclarecido dentro do devido processo legal.
A Ficco-CE reúne diferentes forças de segurança, entre elas a Polícia Federal, a Polícia Civil do Ceará, a Polícia Militar do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e a Perícia Forense do Estado do Ceará.
