Lar Quixeramobim Aulas são interrompidas após alunos apresentarem quadro coletivo de ansiedade em escola de Quixeramobim
QuixeramobimÚltimas notícias

Aulas são interrompidas após alunos apresentarem quadro coletivo de ansiedade em escola de Quixeramobim

208
Três ambulâncias do Samu chegaram a ser acionadas (Foto: Ceará Alerta)

Quixeramobim: Aulas de uma escola deste Município precisaram ser interrompidas, após alunos apresentarem um episódio de “crise nervosa, manifestada por choro coletivo”, conforme nota da Secretaria de Educação do município.

O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (12), na escola de ensino fundamental Coronel Virgílio Távora. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas, fato que repercutiu nas redes sociais e chamou atenção da população.

Nas redes sociais, possíveis pais de alunos comentaram que seis alunos chegaram a desmaiar. Esse detalhe não está confirmado oficialmente. Houve ainda questionamentos sobre a qualidade da merenda escolar e uma possível intoxicação em grupo, mas o caso foi descartado.

Na noite de quinta, após a repercussão do episódio, a Secretaria de Educação publicou nota esclarecendo o fato. “Ao perceberem a situação, a equipe gestora e os profissionais agiram de forma imediata e responsável, adotando doas as providências para garantir segurança e bem-estar dos alunos”.

A psicologia reconhece como possível a ocorrência de fenômenos em que grupos de pessoas experimentam ansiedade de forma simultânea. Eles podem ser explicados por fatores psicossociais, como influência social, identificação com o grupo e contágio emocional.

No passado situações semelhantes costumavam ser classificadas na psicologia e na psiquiatria como Histeria Coletiva, mas o termo caiu em desuso no final dos anos 80, após a Associação Americana de Psiquiatria (APA) considerar estigmatizante, embora atualmente ainda seja usado no senso comum por leigos.

“A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, adotou medidas e ações de acolhimento socioemocional, reforçando o acompanhamento psicológico aos alunos e profissionais da unidade escolar”, disse o município na nota.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Polícia Militar prende suspeito com três armas de fogo, sete carregadores e 110 munições em Quixadá

Região Central: Uma ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na...

QuixadáÚltimas notícias

Tristeza: Advogada quixadaense Lorena Suêdi morre em Fortaleza

Região Central: A advocacia cearense amanheceu de luto com a confirmação da...