Uma pesquisa divulgada pelo Jornal O Globo destacou o Ceará como o segundo estado mais bem avaliado pelo trabalho que a Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza. De acordo com o levantamento feito pela Genial/Quaest Pesquisa e Consultoria, 71% dos cearenses aprovam o trabalho dos policiais militares como positivo.
Segundo a pesquisa, a análise adota um modelo para prever a avaliação das polícias estaduais com base nas respostas dos entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Ao todo,no país, 2.015 eleitores a partir de 16 anos foram entrevistados.
A PMCE é avaliada positivamente por 71% dos entrevistados, enquanto no Brasil, em geral, esse número é de 59%. O Ceará ficou 12 pontos percentuais acima do número nacional. Entre os estados, a PMCE fica atrás apenas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Além do reconhecimento aos militares com as promoções e incrementos salariais, o Estado vem atuando em outras frentes que impactam diretamente na valorização dos policiais militares e, consequentemente, na segurança pública oferecida à população.
Pode-se citar o aumento de efetivo com novos concursos, o que possibilitou uma maior interiorização da da PMCE e incremento do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e de várias unidades especializadas como, por exemplo, o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e do Batalhão de Policiamento do Interior (Bepi) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).
Atualmente, o Ceará conta com 72 bases do CPRaio da Polícia Militar e 69 Centrais de Videomonitoramento, com um total de 3.809 câmeras em todo o Estado.