Ceará tem o primeiro açude a sangrar em 2018 dentre os reservatórios monitorados pela Cogerh

compartilhar no:

O inverno vem trazendo muita alegria e esperança para os cearenses, já são nove dias seguido com chuva em mais da metade das cidades cearenses.

Chove em 126 cidades do Ceará nesta segunda-feira (19)

O açude Caldeirões, localizado na cidade de Saboeiro na região do Inhamuns, atingiu 100% da sua capacidade nesta terça-feira (20). Com esse feito, o açude foi o primeiro dos 155 (cento e cinquenta cinco) açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) a sangrar neste ano.

O reservatório sangrou após o acúmulo de 127 (cento e vinte sete) milímetros de chuvas ocorridas em Saboeiro desde o início de fevereiro.

A previsão da Funceme para quarta (21) e quinta-feira (22) é de tempo nublado com possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado.

Ainda assim, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 2,1% da sua capacidade, e o Orós, segundo maior do estado, 5,83%. Isso deve ocorrer com o aumento do volume de água nas bacias que recarregam o reservatório.