Lar Ceará Vice-prefeito de Apuiarés é preso em “Operação 10%” do MPCE
Ceará

Vice-prefeito de Apuiarés é preso em “Operação 10%” do MPCE

134

MPCE-2O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Apuiarés, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (10/12), a “Operação 10%”, que resultou na prisão do vice-prefeito do Município de Apuiarés, Antonio Abidias Ferreira de Abreu, e do ex-chefe de gabinete dele, o empresário Raimundo Nonato Alves Soares. Os mandados de prisões foram expedidos pelo juiz de Direito Caio Lima Barroso, sendo na modalidade preventiva para Antonio Abidias, e temporária para Raimundo Nonato.

De acordo com a investigação da Promotoria, o vice-prefeito, exercendo o cargo de prefeito interino por 180 dias, exigiu de José Darlan o percentual de 10% do valor do contrato de prestação de serviços de limpeza urbana que o empresário tinha com a Prefeitura, o que correspondia a cerca de R$ 9 mil por mês. A referida quantia era paga com o intuito de manutenção do contrato e a entrega do dinheiro era feita em Fortaleza, no restaurante do sogro do empresário.

“Quando Abidias não podia buscar as quantias, ele mandava o seu então chefe de gabinete, Raimundo Nonato, vulgo Edmundo, ir ao encontro do empresário em Fortaleza. Nota-se a audácia de Abidias no esquema, pois, mesmo em condições de interino, exercendo o cargo por 180 dias, já estava fortemente envolvido em esquemas de corrupção, angariando propinas”, detalha o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, que comandou a Operação. O promotor ressalta, ainda, que o MPCE seguirá com as investigações a fim de desmontar todo e qualquer esquema de corrupção no âmbito das Prefeituras das respectivas comarcas de atuação.

A Operação 10% é um desdobramento da Operação Malabares, também coordenada pelo promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto. Na época, o MPCE descortinou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários no município de Apuiarés. Em depoimento coletado na época, o empresário José Darlan Pereira Barreto apresentou novas informações acerca de um outro esquema de corrupção que estava instalado no município de Apuiarés, o que culminou na Operação 10%.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

‘DNA do lixo’ identifica oficina que fez descarte irregular de materiais em Fortaleza

Uma técnica de rastreamento conhecida como “DNA do lixo” permitiu à Agência...

CearáÚltimas notícias

Ceará tem 26 açudes sangrando e volume hídrico atinge 47,18%, informa Cogerh

O Ceará registra, nesta quarta-feira (15), 26 açudes sangrando, conforme dados da...

CearáÚltimas notícias

Ônibus escolar é flagrado com alunos no teto e nas janelas em cidade do interior do Ceará

Um ônibus escolar foi flagrado transportando estudantes em condições de risco na...

CearáÚltimas notícias

Prefeitura de Orós instala câmeras na barragem para transmitir ao vivo sangria do açude

A Prefeitura de Orós instalou uma câmera para transmitir ao vivo o...