Lar Esportes Vândalos destroem dois pilares da parede do açude Cedro em Quixadá
EsportesQuixadáSertão Central

Vândalos destroem dois pilares da parede do açude Cedro em Quixadá

181

Cedro_destreuido_vandalos

Agrava a situação de destruição de um dos mais importante patrimônio nordestino.

Sem segurança, principalmente no fim de semana o açude Cedro, localizado no município de Quixadá, no Sertão Central cearense encontra-se em estado de penúria e de abandono por parte dos órgãos públicos que se dizem responsável por aquele espaço centenário, cujo foi o primeiro a ser construído no nordeste brasileiro.

O Açude do Cedro foi umas das primeiras grandes obras de combate à seca realizada pelo Governo Brasileiro. A ordem de construção foi dada por D. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 – 1879. Foi construído sobre o leito do rio Sitiá. Sua capacidade é de 126 milhões de metros cúbicos, o que o posiciona como o 7º maior reservatório de água do Ceará.

Este açude possui quatro barragens: a Principal, a do Sul,a da Lagoa do Forges e a do vertedouro. Estas barram as águas do rio Sitiá e dos riachos: Macambira, Verde, do Socorro, do Cabo, Guaribas, Caracol e entre outros riachos da região.

A grade de ferro que compõe a varanda, sobre a barragem foi totalmente importado da Inglaterra e a cerâmica foi importada de Portugal, porém, a cada dia sua originalidade está sendo substituída por atos de vandalismos e do descaso do poder público.

Conforme relatos de comerciantes no entorno, afirmam que adolescentes passam o dia pulando da parede até a água e que tem danificado a varandas e pilares de proteção aos visitantes. O Açude do Cedro dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos.

Para aumentar o estado de degradação dois pilares não resistiram aos atos de vandalismos e partiram-se no meio, ficando expostos para as lamentações dos turistas que mesmo neste estado de abandono vem conheça esse importante ponto turísticos do município de Quixadá.

Confira as imagens da RC TV:


Confira mais vídeos da RC TV (clique aqui)


Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

É raro, mas acontece: Quixadá registra 13º de temperatura nesta quarta-feira (15)

Quixadá: Fez frio e não foi pouco. Quem sentiu na pele a temperatura...

Sertão CentralÚltimas notícias

Criador de perfil de fofoca sobre moradores de Itatira vira réu na Justiça

Sertões de Canindé: O homem investigado por criar um perfil de fofocas sobre...

Sertão CentralÚltimas notícias

Calor, desespero e portas travadas: o drama dentro de uma ambulância em Choró

Região Central: A população de Choró vive mais um capítulo revoltante de...

QuixadáÚltimas notícias

Cineclube Mestre Adolfo retoma atividades em Quixadá com exibição de filme premiado internacionalmente

Quixadá: o município de Quixadá volta a celebrar sua forte relação com...