Lar Sertão Central Vai chover no carnaval? Sábado e domingo de folia deve ser com chuva, diz Funceme
Sertão Central

Vai chover no carnaval? Sábado e domingo de folia deve ser com chuva, diz Funceme

159
Tendência é de chuva na região do Sertão Central (Foto: reprodução Facebook)

O fim de semana de Carnaval deverá apresentar condições para chuvas em todas as macrorregiões, conforme previsão do tempo elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Desta sexta-feira (17) até o próximo domingo (19), as precipitações deverão correr de forma mais abrangentes a faixa litorânea, Ibiapaba, Cariri, além do oeste e sul do Sertão Central e Inhamuns. Jaguaribana e na porção mais central do Estado deverão ter registros mais isolados.

No caso do Litoral de Fortaleza, área que inclui a Capital e os municípios da Região Metropolitana, as chuvas deverão se concentrar entre madrugada e manhã, assim como no Cariri e no Maciço de Baturité.

As precipitações indicadas na previsão do tempo da Funceme estão associadas à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste da região Nordeste, além d a atuação do sistema de brisa e efeitos locais, como interação dos ventos com o relevo, temperatura e umidade elevadas.

Com informações da Funceme

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Sertão Central deve enfrentar calor acima da média e agravamento da estiagem até setembro

Região Central: Municípios do Sertão Central estão entre aqueles que devem sentir...

Sertão CentralÚltimas notícias

Obra da imagem de ‘Santo Antônio com cabeça’, em Caridade, deve ficar pronta em fevereiro de 2027

Sertões de Canindé: As obras da estátua de Santo Antônio, em Caridade, entraram...

Sertão CentralÚltimas notícias

Banartes 2026 começa esta semana e transforma Banabuiú no berço da cultura e da arte

O município de Banabuiú se prepara para viver a maior festa cultura...

Sertão CentralÚltimas notícias

Cogerh define que Açude Banabuiú vai liberar quase 3 mil litros de água por segundo até 2027

Região Central: O Açude Banabuiú terá vazão média de 2.900 litros por...