Lar Internacional URGENTE: Cardeal americano Robert Revost é eleito o novo papa e se chamará Leão 14
InternacionalÚltimas notícias

URGENTE: Cardeal americano Robert Revost é eleito o novo papa e se chamará Leão 14

432
Papa Leão 14 em sua primeira aparição (Foto: Serviço de Imprensa do Vaticano)

O cardeal americano Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa, chefe do catolicismo, religião com o maior número de adeptos do mundo. A fumaça branca saiu da chaminé instalada na Capela Sistina por volta de 18h07 da tarde, horário de Roma (13h07 pelo horário de Brasília).

Prevost escolhou se chamar Leão 14 foi escolhido 16 dias após a morte do papa Francisco, sendo o papa de número 267 na história da Igreja Católica.

O novo pontífice foi eleito pelo colégio cardinalício após dois dias de confinamento na Capela Sistina. Foram quatro rodadas de votações até que o nome de fulano de tal fosse escolhido. Uma das regras é que para ser escolhido o novo papa precisaria de dois terços dos votantes, ou seja, 89 dos 133 cardeais que votam no Conclave.

Logo depois da queima das cédulas de votos com o efeito que fez jorrar a fumaça branca, o badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação do “Habemus Papam”. Houve comoção e gritos de júbilo entre os milhares de presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação.

Tendo aceito sua eleição, o novo Pontífice deixou a Capela Sistina e foi até a chamada “Sala das Lágrimas”. Ali, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, ele vestiu uma das três roupas papais preparadas, para então se dirigir até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciou ao mundo o nome do novo Papa.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Filha é condenada por se apropriar da aposentadoria da mãe idosa em Quixadá

A Justiça condenou Ana Cristina de Araújo a 2 anos, 8 meses...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...

Sertão CentralÚltimas notícias

Município de Solonópole passa a receber retransmissão de sinal de TV digital

Região Central: Mais de 18 mil moradores de Solonópole vão ser beneficiados com...

QuixadáÚltimas notícias

Posto de combustíveis em Quixadá é multado em mais de R$ 23 mil por aumento abusivo

Região Central: O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon),...