O município de Tauá na região do Inhamuns anunciou que não vai realizar o carnaval deste ano no município. A justificativa da gestão é que a decisão foi tomada para priorizar contenção de despesas e investimentos no serviço público.
“Em razão das medidas de contenção de despesas e da necessidade de priorizar os serviços essenciais, não realizará o carnaval em 2026”, disse a gestão em comunicado nas redes sociais. “A decisão foi tomada com responsabilidade, visando equilíbrio financeiro”, diz o comunicado.
O município de Tauá justificou ainda que “realizar um evento de grande porte com altos custos, não é compatível com o momento atual”. Com o comunicado, Tauá torna-se o primeiro dos 184 municípios cearenses a confirmar o cancelamento do carnaval em 2026.
Em alguns períodos, a depender da situação financeira, do repasse de recursos e do planejamento orçamentário do município, a festa costuma ser cancelada.
Em épocas de ausência de chuvas prolongada, por exemplo, o Ministério Público do Ceará (MPCE) costuma recomendar que os municípios não gastem com a contratação de bandas, para priorizar ações de abastecimento e manutenção do serviço público essencial.
