Lar Ceará Startup de alunos da UFC de Quixadá que oferece cursos para jovens agricultores ganha prêmio de inovação
CearáQuixadá

Startup de alunos da UFC de Quixadá que oferece cursos para jovens agricultores ganha prêmio de inovação

184
A startup é desenvolvida por alunos da UFC de Quixadá e de outras instituições (Foto: Reprodução UFC)

Quixadá: A startup PlantEdu, plataforma que oferece capacitações a jovens camponeses para que possam desenvolver seus estudos e trabalhos sem sair da área rural, venceu o Prêmio Otimista de Inovação 2022 – Edição Especial 50 Anos do SEBRAE na categoria Futuro. Apoiada pela Universidade Federal do Ceará, a startup já concluiu a primeira turma de um curso ofertado e se prepara para lançar mais duas capacitações nos próximos meses.

A startup é formada pelos alunos do curso de Rede de Computadores da UFC de Quixadá, João Ferreira Lima Neto e Ray Teixeira da Silva. A aluna Rita de Kássia Teixeira da Silva, do Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) também integra o projeto, que é coordenado pelo professor da Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos, Luís Carlos dos Santos.

A PlantEdu é uma das startups apoiadas pelas ações de inventivo ao empreendedorismo na Universidade Federal do Ceará. Em Quixadá, a startup recebe acompanhamento e apoio do INOVE, que encaminha a equipe para outros programas de empreendedorismo e disponibiliza espaço de coworking para o grupo se reunir. “O nosso objetivo é justamente fazer com esses projetos consigam ir pro mercado e se destacar, ir pra fora e ter um benefício externo”, afirma Prof. Paulo Armando Aguilar, integrante do INOVE.

Além do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da UFC em Quixadá, o projeto também faz parte do Programa Empreende UFC. Ao longo do ano, integrantes do grupo receberam formação em empreendedorismo inovador, mentorias, conheceram atores do ecossistema inovador e receberam bolsas para conseguirem se dedicar mais tempo ao desenvolvimento do negócio.

“Nascemos a partir de um problema que vivenciamos constantemente na zona rural, o êxodo da juventude para os centros urbanos em busca de oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional. Queremos fomentar a formação de profissionais e empreendimentos no campo para geração de novas oportunidades nessa área”, conta Ray Teixeira, CEO da startup.

O primeiro curso on-line lançado pela plataforma contou com 40 alunos, com integrantes do Ceará e de São Paulo, que aprenderam sobre técnicas de vermicompostagem. Agora o grupo está em fase de aprimoramento desse curso e se prepara para lançar mais dois nos meses de dezembro e janeiro. Um treinamento presencial de Horticultura na Prática já está com matrículas abertas.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Pesquisadores da UFC Quixadá representam Ceará em evento sobre inteligência artificial no Espírito Santo

Quixadá: Professores e estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de...

Quixadá

Tragédia na BR-116: mulher morre horas após realizar sonho de adquirir motocicleta

Uma jovem de 24 anos morreu e o marido dela ficou gravemente...

CearáÚltimas notícias

Ceará encerra quadra chuvosa de 2026 com quase 54% de nível de armazenamento nos açudes

Os açudes cearenses encerraram a quadra chuvosa de 2026 com 53,82% da...

CearáÚltimas notícias

Quadra chuvosa no Ceará termina com índices considerados dentro da média esperada

A quadra chuvosa de 2026 terminou dentro da média histórica no Ceará,...