Lar Política Sete cidades do Ceará podem ter novas eleições em 2025; Pleito em Senador Sá acontece em julho
PolíticaÚltimas notícias

Sete cidades do Ceará podem ter novas eleições em 2025; Pleito em Senador Sá acontece em julho

429
Pleito será decidido dia 6 de julho em Senador Sá (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O município de Senador Sá terá a primeira eleição suplementar de 2025 no Ceará. A votação está marcada para o dia 6 de julho, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que cassou os mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Maria (PP), por abuso de poder político e econômico durante um evento com showmício e distribuição de brindes pagos com dinheiro público.

Duas chapas foram registradas na disputa: uma encabeçada por Rui Aguiar (PSB), ex-prefeito da cidade, com Raimundo Neto (PSB) como vice; e outra formada por Sabrina do Bel (PP) e a professora Maria, que apesar de ter tido o mandato cassado, não foi considerada inelegível e pode concorrer novamente.

Com convenções partidárias encerradas em 1º de junho, os registros de candidatura foram feitos no início da semana e a propaganda eleitoral começou nesta quarta-feira (4). Os eleitos devem ser diplomados até 22 de julho, encerrando o processo de transição política no município.

A instabilidade política que provocou a cassação de gestores pode ocasionar na realização de sete novas eleições suplementares em diferentes municípios este ano.

Outras eleições

Abaiara: O prefeito Ângelo Furtado Sampaio (PT) e o vice-prefeito Ricardo Leite (PT) foram cassados por compra de votos, com o ex-prefeito Francisco Joaquim Sampaio também envolvido no esquema.

Aurora: O prefeito Marcone Tavares (PT) e a vice, Glória Maria Ramos Tavares (PSB), foram cassados por abuso de poder político e econômico, com uso indevido de maquinário público em propriedades privadas para favorecimento eleitoral. O prefeito anunciou que recorrerá da decisão.

Barbalha: O prefeito Guilherme Saraiva (PT) e o vice, Vevé Siqueira (PT), tiveram seus mandatos cassados por irregularidades no processo eleitoral de 2024, incluindo a concessão de benefícios e reajustes salariais em período vedado. A decisão ainda cabe recurso.

Barroquinha: O prefeito Jaime Veras (PSD), a vice, Carmem Lúcia (PSD), e cinco vereadores tiveram seus mandatos cassados por irregularidades na destinação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinados a candidaturas femininas e negras, que teriam sido desviados para beneficiar outros candidatos. A decisão também decretou a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

Choró: O prefeito eleito, Bebeto Queiroz (PSB), e o vice, Bruno Jucá (PRD), tiveram seus mandatos cassados por abuso de poder político e econômico, além de compra de votos. Bebeto está foragido desde dezembro de 2024, e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município.

Potiretama: O prefeito Luan Dantas (PP) e a vice, Solange Mary Campelo, foram cassados por abuso de poder político, devido à contratação irregular de servidores temporários no período pré-eleitoral. Luan Dantas está preso preventivamente por suspeitas de envolvimento em incêndio criminoso e associação com grupos criminosos.

Santa Quitéria: o prefeito Braguinha (PSB) e o vice-prefeito Gardel Padeiro (PP) foram cassados por abuso de poder político e econômico, com acusações de envolvimento com facções criminosas para coagir eleitores e adversários políticos.

Artigos relacionados

EntretenimentoÚltimas notícias

‘Fugurinhas raras’ de álbum da copa viram objeto de cobiça entre colecionadores

As chamadas “Figurinhas Extras” do álbum da Copa do Mundo de 2026...

QuixadáSertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e Canindé recebem Operação Mulher Segura para fortalecer combate à violência contra a mulher

Região Central: Os municípios de Quixadá e Canindé receberam nesta semana ações da...

NacionalÚltimas notícias

Vovô Anésio, influenciador digital e símbolo de carisma na Internet, morre neste sábado (13), aos 88 anos

O influenciador digital Vovô Anésio morreu neste sábado (13), aos 88 anos....