Lar Política Sete cidades do Ceará podem ter novas eleições em 2025; Pleito em Senador Sá acontece em julho
PolíticaÚltimas notícias

Sete cidades do Ceará podem ter novas eleições em 2025; Pleito em Senador Sá acontece em julho

233
Pleito será decidido dia 6 de julho em Senador Sá (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O município de Senador Sá terá a primeira eleição suplementar de 2025 no Ceará. A votação está marcada para o dia 6 de julho, após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que cassou os mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Maria (PP), por abuso de poder político e econômico durante um evento com showmício e distribuição de brindes pagos com dinheiro público.

Duas chapas foram registradas na disputa: uma encabeçada por Rui Aguiar (PSB), ex-prefeito da cidade, com Raimundo Neto (PSB) como vice; e outra formada por Sabrina do Bel (PP) e a professora Maria, que apesar de ter tido o mandato cassado, não foi considerada inelegível e pode concorrer novamente.

Com convenções partidárias encerradas em 1º de junho, os registros de candidatura foram feitos no início da semana e a propaganda eleitoral começou nesta quarta-feira (4). Os eleitos devem ser diplomados até 22 de julho, encerrando o processo de transição política no município.

A instabilidade política que provocou a cassação de gestores pode ocasionar na realização de sete novas eleições suplementares em diferentes municípios este ano.

Outras eleições

Abaiara: O prefeito Ângelo Furtado Sampaio (PT) e o vice-prefeito Ricardo Leite (PT) foram cassados por compra de votos, com o ex-prefeito Francisco Joaquim Sampaio também envolvido no esquema.

Aurora: O prefeito Marcone Tavares (PT) e a vice, Glória Maria Ramos Tavares (PSB), foram cassados por abuso de poder político e econômico, com uso indevido de maquinário público em propriedades privadas para favorecimento eleitoral. O prefeito anunciou que recorrerá da decisão.

Barbalha: O prefeito Guilherme Saraiva (PT) e o vice, Vevé Siqueira (PT), tiveram seus mandatos cassados por irregularidades no processo eleitoral de 2024, incluindo a concessão de benefícios e reajustes salariais em período vedado. A decisão ainda cabe recurso.

Barroquinha: O prefeito Jaime Veras (PSD), a vice, Carmem Lúcia (PSD), e cinco vereadores tiveram seus mandatos cassados por irregularidades na destinação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, destinados a candidaturas femininas e negras, que teriam sido desviados para beneficiar outros candidatos. A decisão também decretou a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos.

Choró: O prefeito eleito, Bebeto Queiroz (PSB), e o vice, Bruno Jucá (PRD), tiveram seus mandatos cassados por abuso de poder político e econômico, além de compra de votos. Bebeto está foragido desde dezembro de 2024, e a Justiça determinou a realização de novas eleições no município.

Potiretama: O prefeito Luan Dantas (PP) e a vice, Solange Mary Campelo, foram cassados por abuso de poder político, devido à contratação irregular de servidores temporários no período pré-eleitoral. Luan Dantas está preso preventivamente por suspeitas de envolvimento em incêndio criminoso e associação com grupos criminosos.

Santa Quitéria: o prefeito Braguinha (PSB) e o vice-prefeito Gardel Padeiro (PP) foram cassados por abuso de poder político e econômico, com acusações de envolvimento com facções criminosas para coagir eleitores e adversários políticos.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Polícia Militar prende mulher e apreende arma, drogas e placas veiculares em Ibicuitinga

O Comando Tático Rural (COTAR) do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior...

PolicialÚltimas notícias

Polícia Militar apreende armas, drogas e veículos no município de Boa Viagem

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando Tático Rural...

QuixadáÚltimas notícias

Irmã Kelly Patrícia encerra comemorações do aniversário de Quixadá com show nesta segunda-feira (27)

Quixadá: A missionária e cantora Irmã Kelly Patrícia, do Instituto Hesed, encerra a...

PolíticaÚltimas notícias

Joel Barroso, filho de prefeito afastado em Santa Quitéria, vence eleições suplementares neste domingo (26)

O candidato Joel Madeira Barroso (PSB) venceu as eleições suplementares realizada no...