Lar Ceará Sete açude atingem volume máximo e começam a sangrar no Ceará
CearáÚltimas notícias

Sete açude atingem volume máximo e começam a sangrar no Ceará

741

O Ceará registra sete açudes sangrando atualmente, de acordo com monitoramento de reservatórios do estado. Os dados apontam reservatórios que já atingiram a capacidade máxima de armazenamento e passaram a verter água.

Entre os açudes que estão sangrando estão Caldeirões, em Saboeiro; Muquém, em Cariús; Trici, em Tauá; Tijuquinha, em Baturité; Olho d’Água, em Várzea Alegre; Do Batalhão, em Crateús; e São José III, em Ipaporanga.

Dos sete açudes com cota máxima, cinco começaram a sangrar em um intervalo de 24 horas, compreendido entre a última terça-feira (3) até a noite desta quarta (4).

A sangria ocorre quando o reservatório atinge o limite de armazenamento e o excedente passa a escoar pelo vertedouro. O fenômeno costuma ser observado durante períodos de maior volume de chuvas, elevando o nível dos açudes monitorados no estado.

O acompanhamento dos reservatórios integra o sistema de monitoramento hídrico do Ceará, que atualiza regularmente os dados sobre a situação dos açudes e o volume armazenado nas bacias hidrográficas.

Artigos relacionados

Eleições 2026Últimas notícias

Veículos de carga terão circulação limitada nas rodovias federais do Ceará durante eleições

A circulação de veículos de carga de grande porte terá restrições temporárias...

QuixadáÚltimas notícias

Tristeza: Homem perde a vida após cair de moto e ser atropelado na BR-122, em Quixadá

Região Central: Um acidente registrado na manhã desta segunda-feira (28) terminou com...

Eleições 2026Últimas notícias

Eleições 2026: Lula aparece com 39% contra 34% de Flávio Bolsonaro em nova pesquisa Quaest

Eleições 2026: O presidente Lula abriu cinco pontos de diferença do candidato...