Lar Quixadá Revista Central transmite live “Encontro de Sanfoneiros de Quixadá”, nesta sexta, às 19h
QuixadáSertão Central

Revista Central transmite live “Encontro de Sanfoneiros de Quixadá”, nesta sexta, às 19h

149

Quixadá: intimamente atreladas ao perfil cultural e histórico que carrega o sertão e o nordeste, a sanfona e a zabumba elementos importantes, e que denotam a força de nossas tradições. Da junção deles, saiu um dos ritmos mais apreciados pelo cearense, o forró e que a atualidade, em função da pandemia do coronavírus, tem invadido as casas e lares através das chamadas lives, transmissões ao vivo de festas com os mesmos quesitos de som, cenário e iluminação dos grandes eventos, mas sem aglomerações.

Atentos à importância das lives e do peso que carrega a tradição cultural na região, o empresário e radialista Juarez Sá promove nesta sexta-feira (10) a live “Encontro de Sanfoneiros Quixadaenses” uma iniciativa para resgatar a cultura nordestina e, ao mesmo tempo, valorizar grandes artistas que compõem o cenário musical tradicional de Quixadá. A live será transmitida a partir das 19h por meio de uma parceria através das redes sociais do Portal Revista Central.

Entre os convidados, nomes de peso que construíram sua história em Quixadá graças à sanfona, como Dom Ratinho, Dom Bandeira, Chico Dudu, Kildery Karkará e Zé Elétrico. De acordo com Juarez Sá a ideia da live surge a partir de um quadro que o radialista mantém na rádio FM Meio Norte e se fortalece no propósito solidário de ajudar os artistas que tiveram o quadro de show interrompido com o fim de eventos em meio à pandemia.

“É uma live para promover o resgate da cultura nordestina, algo diferente que priorize o sanfoneiro e que pense no Nordeste, algo que mostre a autenticidade que nós temos com o nosso forró pé de serra”, afirma. Juarez também foi sensibilizado pelo difícil momento que passam a classe chamada “músicos raiz”, e junto ao Portal Revista Central, dirigido e idealizado pelo advogado Dr. Jackson Perigoso, fecharam a parceria para promover e transmitir o evento. “a gente sabe que os músicos de quixadá estão passando por um aperreio, principalmente os sanfoneiros, então, decidimos vamos fazer uma live e tudo o que a gente arrecadar, tanto em dinheiro como em alimentos, vai ser tudo doado para os sanfoneiros”.

O empresário garante que o evento obedecerá todas as normas e medidas de proteção e segurança. Jackson Perigoso comenta do orgulho em poder contribuir com a ideia, e se diz sensível ao propósito de poder contribuir com a classe de artistas culturais do nordeste. “São pessoas que carecem de uma chance, de uma assistência, que embora tragam na bagagem uma linda história responsável por construir a história da cultura de nosso municípios, acabam perdendo o destaque que tanto precisam principalmente neste momento. Então, é uma enorme alegria poder fechar essa parceria com o Juarez e promover este evento”, afirma o advogado.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe oficina gratuita sobre educação financeira, golpes e investimentos em setembro

Região Central: Moradores de Quixadá terão uma oportunidade gratuita para aprender mais...

Sertão CentralÚltimas notícias

Campus do IFCE em Mombaça terá ampliação de estrutura e poderá ofertar novos cursos

Região Central: O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Mombaça está...

QuixadáÚltimas notícias

UFC avança para transformar antigos galpões do Dnocs em polo de tecnologia e cultura em Quixadá

Um importante projeto de inovação e cultura da Universidade Federal do Ceará...

QuixadáÚltimas notícias

Pet Ceará Móvel chega a Quixadá com atendimento veterinário gratuito para cães e gatos

Quixadá: Este Município se prepara para receber o projeto Pet Ceará Móvel,...