Lar Quixadá Relação da psicologia com Inteligência Artificial será debatido em evento da Unicatólica
Quixadá

Relação da psicologia com Inteligência Artificial será debatido em evento da Unicatólica

23
Os dois lados da moeda, do uso da IA na psicologia, devem ser discutidos no evento (Foto: reprodução)

Quixadá: Responsável por dividir opiniões desde que seu uso caiu no gosto popular, a inteligência artifical tem se mantido no centro das discussões e começa a ser usada em áreas até então impensáveis, como a psicologia. Recentemente, usuários passaram a incorporar a IA como instrumento de diagnóstico, o que tem esquentado o debate em torno de suas vantagens e desvantagens.

O debate em torno deste e de outros assuntos envolvendo a Inteligência Artificial deverá estar na pauta da Mostra de Psicologia 2023 do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). O curso, responsável por organizar o evento, vai discutir e refletir sobre o uso da ferramenta dentro da psicologia.

A programação e os detalhes da Mostra ainda não foram divulgadas e estão em fase final de organização, mas a informação foi confirmada por uma fonte ao Revista Central. Se nada mudar e caso o detalhe da fonte se confirme, será a primeira vez que um curso de psicologia, oferecido em Quixadá, discutirá com especialistas e convidados um tema polêmico aos olhos de uma profissão cada vez mais em ascenção: a de psicólogo.

Assunto pertinente

Fatos não faltam para tornar ainda mais atrativo o evento, que deve ser realizado na penúltima semana deste mês, conforme detalhou a fonte. Ontem, por exemplo, o Google anunciou o lançamento da Bard, a ferramenta de inteligência artifical desenvolvida pelos profissionais do gigante do Vale do Silício, que vai competir com o ChatGPT, lançado em novembro do ano passado pela empresa californiana OpenAI.

Unicatólicadeve divulgar programação, que acontece no final do mês (Foto: reprodução)

Outras áreas como psicologia cognitiva e neurociência, explortadas pela Psicologia, também já estão sendo tratadas aos olhos da IA. O próprio ChatGPT vem sendo usado por jovens em busca de conversas sem julgamentos. Em outras palavras, seria como se alguém buscasse uma terapia com um robô.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 29% dos aplicativos de saúde focam em saúde mental. Mas o assunto divide questionamentos. Demerval Bruzzi, psicólogo que escreve para o Jornal de Brasília, tem uma postura mais crítica. “A máquina ainda não tem capacidade interpretativa de nossa psique e nem a nossa constituição rizomática derivada de nossos encontros e desencontros pela vida”.

A divulgação oficial da Mostra de Psicologia 2023 deve acontecer nos próximos dias, com a relação de profissionais convidados e a programação. O evento deve garantir certificação de horas complementares aos alunos do curso de psicologia da Unicatólica.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Obras de recapeamento asfáltico na estrada do Açude Cedro, em Quixadá, são iniciadas

Quixadá: A rodovia que liga a área urbana de Quixadá ao Açude...

QuixadáÚltimas notícias

Comitê da Cogerh define liberação de até 350 litros de água por segundo do açude Pedras Brancas

Região Central: Durante reunião do Comitê da Bacia do Rio Banabuiú realizada nesta...

QuixadáÚltimas notícias

Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido em avenida de Quixadá

Região Central: Um homem ficou ferido após um acidente de trânsito registrado...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe programação cultural especial nos dias 13 e 14 de junho

Região Central: A Secretaria de Cultura de Quixadá preparou uma programação diversificada...