Lar Rebelião na CPPL 4, em Itaitinga, termina com 149 presos levados a delegacia e nove feridos

Rebelião na CPPL 4, em Itaitinga, termina com 149 presos levados a delegacia e nove feridos

166
Presos estariam protestando desde o início da semana contra volta de diretor suspeito de tortura (Foto: reprodução)

Uma rebelião registrada na noite desta quarta-feira (29) na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 4, em Itaitinga, resultou em 149 presos sendo levados para a Delegacia e outros nove feridos. A rebelião seria uma espécie de protesto dos presos pelo retorno de um diretor da Unidade, acusado de tortura.

O tumulto teria começado ainda na terça-feira (26), quando três agentes penitenciários foram atingidos com água sanitária no rosto, jogada pelos detentos. Até então a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) tratava o caso de forma isolada.

Os atos se intensificaram na quarta e culminaram numa rebelião. Objeto perfuro cortantes foram apreendidos. Os envolvidos, segundo a SAP< são presos faccionados. Policiais penais chegaram a ser atingidos e precisaram utilizar o uso medido da força para se defenderem, disse a SAP em nota.

Quatro juízes das quatro varas de execuções penais e da Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, estiveram na CPPL 4 no final da noite, para acompanhar o avanço das ações da SAP a fim de conter o ato de rebelião.

Um diretor que estava afstado havia 90 dias da direção administrativa da penitenciária, e que retornou o cargo, seria o motivo da rebelião. Ele foi denunciado por crimes de tortura contra os presos dentro da CPPL. O caso está sendo investigado.

Artigos relacionados

Educação & VestibularÚltimas notícias

Governo do Ceará publica edital para concurso com 3 mil vagas para professores

O Governo do Ceará publicou nesta sexta-feira (14) o edital do concurso...

QuixeramobimÚltimas notícias

Uma vila, uma República e Antônio Conselheiro: a história de Quixeramobim aos 237 anos

Quixeramobim celebra nesta sexta-feira (14) seus 237 anos de história, em uma...

PolicialÚltimas notícias

Policial civil é preso por tentar matar homem com tiro na cabeça no Ceará

Um policial civil de 44 anos foi preso em flagrante na madrugada...

Sertão CentralÚltimas notícias

Famílias realizam o sonho da casa própria em Ibaretama

A noite da quarta-feira (12) foi marcada por muita emoção na localidade...