Lar Ceará Rebelião na Cadeia de Pedra Branca foi motivada por proibição de visitas íntimas e familiares
Ceará

Rebelião na Cadeia de Pedra Branca foi motivada por proibição de visitas íntimas e familiares

224
Detentos foram levados para os procedimentos necessários (foto: Portal de Noticias CE)

As Cadeias Públicas da região Central do Ceará estão superlotadas e necessitam urgente de um presídio regional. Sem políticos com poder de decisão no governo estadual, a violências só vem aumentando.

Nesta sexta-feira, 15, os detentos da Cadeia de Pedra Branca realizaram uma grande rebelião, quebrando as grades das celas para tentarem empreender fuga em massa. O policiamento local constatou que os detentos estavam rebelados, gritando e enfurecidos, dizendo que iriam colocar a Cadeia abaixo. Eles alegavam que não aceitariam o cancelamento da visita, mesmo sendo cientificados pelo agente plantonista que se tratava de uma determinação Judicial, expedida pela Juíza Titular da comarca de Pedra Branca.

A medida provisória, foi após os detentos realizarem buracos em uma das cela em outra tentativa de fuga, que foi frustrada pelo Policiamento local e agentes penitenciários plantonistas.

Que os internos começaram a quebrar a Cadeia, fazendo ameaças ao policiamento local, estendida a familiares e os agentes de segurança, dizendo ainda que sabiam onde os policias moravam e que eles tinham família.

Os presos começaram a jogar pedaços de concretos, ferros, água quente contra o policiamento e agentes penitenciários, que tiveram que procurar abrigo para não ser atingidos e quando os detentos estouraram todas as celas e o portão que de acesso a parte interna da cadeia, o policiamento teve que efetuar vários disparos, com munições menos letais para impedir a progressão dos detentos ao pátio interno. Enquanto isso, familiares e curiosos fizeram uma grande aglomeração.

Conforme as informações, em um determinado momento em que as munições menos letais se esgotaram, os policiais passaram a efetuar disparos de contenção para o alto e na parede na tentativa de evitar a progressão dos detentos.

Equipes apoio de equipes de controle de distúrbios do GAPE e GOE, bem como duas equipes do COTAR, foram essenciais para contem e restabelecer o controle da Cadeia Pública.

Materiais encontrados nas celas (foto: Portal de Noticias CE)

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Justiça determina indenização de R$ 50 mil a paciente que teve intestino perfurado durante cirurgia

Uma paciente que sofreu uma perfuração intestinal durante uma cirurgia para retirada...

CearáÚltimas notícias

Justiça absolve coronel aposentado da PM acusado de abusar sexualmente do próprio filho

A Justiça do Ceará absolveu um coronel aposentado da Polícia Militar acusado...

CearáÚltimas notícias

Juíza manda fábrica de jeans em Fortaleza reintegrar 22 funcionários demitidos após vitória de Lula

Vinte e dois funcionários da fábrica de confecções Gout Jeans, em Fortaleza,...

CearáÚltimas notícias

Tragédia: Colisão entre ambulância e caminhão deixa paciente de 68 anos morta

Uma mulher de 68 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas...