Lar Ceará Rebelião na Cadeia de Pedra Branca foi motivada por proibição de visitas íntimas e familiares
Ceará

Rebelião na Cadeia de Pedra Branca foi motivada por proibição de visitas íntimas e familiares

155
Detentos foram levados para os procedimentos necessários (foto: Portal de Noticias CE)

As Cadeias Públicas da região Central do Ceará estão superlotadas e necessitam urgente de um presídio regional. Sem políticos com poder de decisão no governo estadual, a violências só vem aumentando.

Nesta sexta-feira, 15, os detentos da Cadeia de Pedra Branca realizaram uma grande rebelião, quebrando as grades das celas para tentarem empreender fuga em massa. O policiamento local constatou que os detentos estavam rebelados, gritando e enfurecidos, dizendo que iriam colocar a Cadeia abaixo. Eles alegavam que não aceitariam o cancelamento da visita, mesmo sendo cientificados pelo agente plantonista que se tratava de uma determinação Judicial, expedida pela Juíza Titular da comarca de Pedra Branca.

A medida provisória, foi após os detentos realizarem buracos em uma das cela em outra tentativa de fuga, que foi frustrada pelo Policiamento local e agentes penitenciários plantonistas.

Que os internos começaram a quebrar a Cadeia, fazendo ameaças ao policiamento local, estendida a familiares e os agentes de segurança, dizendo ainda que sabiam onde os policias moravam e que eles tinham família.

Os presos começaram a jogar pedaços de concretos, ferros, água quente contra o policiamento e agentes penitenciários, que tiveram que procurar abrigo para não ser atingidos e quando os detentos estouraram todas as celas e o portão que de acesso a parte interna da cadeia, o policiamento teve que efetuar vários disparos, com munições menos letais para impedir a progressão dos detentos ao pátio interno. Enquanto isso, familiares e curiosos fizeram uma grande aglomeração.

Conforme as informações, em um determinado momento em que as munições menos letais se esgotaram, os policiais passaram a efetuar disparos de contenção para o alto e na parede na tentativa de evitar a progressão dos detentos.

Equipes apoio de equipes de controle de distúrbios do GAPE e GOE, bem como duas equipes do COTAR, foram essenciais para contem e restabelecer o controle da Cadeia Pública.

Materiais encontrados nas celas (foto: Portal de Noticias CE)

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Operação da Polícia Federal investiga suposta fraude em serviços de papelaria em Ibiapina e Pindoretama

A Polícia Federal, com a colaboração direta da Controladoria-Geral da União (CGU),...

CearáÚltimas notícias

Esquema milionário em projetos esportivos leva nove denunciados à Justiça no Ceará

O Ministério Público do Ceará (MPCE) denunciou nove pessoas, entre empresários e...

CearáÚltimas notícias

Morre jovem de 16 anos que caiu de motocicleta ao fazer ‘grau’

Um adolescente de 16 anos morreu após sofrer um grave acidente enquanto...