Lar Ceará Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Choró e outros 34 municípios cearenses recebem kits de pesca
CearáPolíticaQuixadáQuixeramobimSertão Central

Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, Choró e outros 34 municípios cearenses recebem kits de pesca

263

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura, iniciou a entrega de 4.455 kits de pesca para 38 municípios cearenses na última sexta-feira (18). A solenidade ocorreu no município de Caridade, no Território dos Sertões de Canindé, e obedeceu às normas de segurança do Governo do Ceará no combate à pandemia da Covid-19. Ao todo, 135 pescadores artesanais da Colônia Z-57 foram contemplados com a política pública que representa um estímulo à atividade produtiva e mais segurança alimentar às famílias de pescadores.

“A mudança para todos esses pescadores será grande porque nem mesmo o mercado tradicional tinha esse material para que pudéssemos comprar”, relata Pedro Oliveira do Santos, presidente da Colônia de Pescadores Z-57. “Tenho certeza que esse foi o presente de Natal que todos queriam. Junto à entrega dos alevinos em nossos reservatórios pelo Projeto de Peixamento, o pescador tem tudo para iniciar um novo ano e com muito mais esperança”.

Cada kit inclui ½ kg de duas carretas de nylon n. 0,20 mm, duas peças de linha de nylon 1,00 com 100 metros, cinco quilos de chumbo, um saco com 100 bolas e uma peça ou panagem em nylon 0,20 mm com 100 metros. Os municípios contemplados com os kits de pesca são: Caucaia, Aquiraz, Maranguape, Chorozinho e Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza; Várzea Alegre, no Cariri; Beberibe, no Litoral Leste; Cariús, Jucás, Quixelô, Cedro, Catarina e Icó, no Centro Sul; e Ipu, na Serra da Ibiapaba.

Além destes: General Sampaio, Umirim, Miraíma, Pentecoste e Irauçuba, no Litoral Oeste/ Vale do Curu; Granja, no Litoral Norte; Alto Santo, Jaguaribara, Jaguaretama e Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe; Boa Viagem, Caridade e Canindé, nos Sertões do Canindé; Tauá, nos Sertões dos Inhamuns; Novo Oriente, Hidrolândia, Crateús e Santa Quitéria, nos Sertões de Crateús; Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú e Choró, no Sertão Central; Varjota e Forquilha, nos Sertões de Sobral; e Baturité, no Maciço de Baturité.

“Esta entrega é um reconhecimento do Governo do Ceará pela união de todos vocês, vocês estão de parabéns. Mesmo num período difícil como esse (de pandemia), o governador Camilo Santana vem trabalhando para que não falte o apoio aos pescadores artesanais do nosso Estado”, saudou o secretário executivo de Pesca e Aquicultura, Antônio Nei de Sousa. Além da entrega dos kits, os pescadores de Caridade já foram atendidos com a entrega de alevinos pelo Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2020/2021 no mês de novembro.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Idoso de 77 anos desmaia após ser picado por jararaca dentro de casa no Ceará

Um idoso de 77 anos precisou ser hospitalizado após ser picado por...

QuixadáÚltimas notícias

Filme gravado em Quixadá conquista cinco prêmios no Festival de Gramado

Quixadá: O filme cearense Feito Pipa, gravado neste Município, conquistou cinco prêmios...

CearáÚltimas notícias

Cearense de 38 anos que fingia ter 12 para ser adotada é condenada na Justiça

A justiça condenou a cearense de 38 anos que enganou uma família...

CearáÚltimas notícias

Bispo de Diocese do Ceará proíbe uso de inteligência artifical em atos de divulgação da igreja

A Diocese de Sobral suspendeu temporariamente o uso de inteligência artificial na...