Lar Ceará Quixeramobim e outras cinco cidades do Sertão Central decretam estado de calamidade pública
CearáQuixeramobimSertão Central

Quixeramobim e outras cinco cidades do Sertão Central decretam estado de calamidade pública

226
Ao todo 35 municípios do Ceará tiveram reconhecidos o estado de calamidade pública em função da pandemria (Foto: ALCE)

Região Central: A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou o decreto calamidade pública para seis cidades da região do Sertão Central. A aprovação aconteceu durante sessão nesta quinta-feira (25). A maioria dos decretos foram motivados por situações financeira que se agravaram em função da segunda onda de novos casos de coronavírus.

Ao todo foram 35 decretos apreciados e aprovados pela AL-CE. Entre eles aqueles que conferem a situação de calamidade pública para os municípios de Boa Viagem, Choró, Pedra Branca, Solonópole, Quixeramobim e Caridade. De acordo com o jornal Diário do Nordeste boa parte dos decretos possuem validade até o dia 30 de junho deste ano, quando poderão ter a situação reavaliada pela casa.

Os 35 municípios que tiveram a situação de calamidade reconhecida fazem aumentar uma lista que já havia começado com apenas 11 municípios. Agora, com os recentes decretos instituídos e aceitos pela Assemblea nesta semana chega a 46 o total de cidades cearesnses que tiveram a situação reconhecida. O Revista Central apurou que outros municípios também preparam o pedido para a Casa, que deverá ser colocado em pauta nos próximos dias.

A grave situação financeira vivida pelos municípios em função da pandemia da Covid-19 tem sido a principal causa dos decretos. No ano passado, durante a primeira onda da pandemia, o Governo Federal havia instituído a criação do Auxílio Emergencial e mandou um recurso extra para todas as cidades do País. Agora, esses repasses extras ainda não aconteceram, e as cidades precisam custear despesas novas que surgem principalmente na rede pública de saúde com a segunda onda da pandemia, além de manter os serviços que normalmente já executam.

O que torna difícil governar sem a existência de um decreto, é que os prefeitos precisam custear essas despesas extras e as suas despesas fixas, obedecendo a margens de porcentagem de gastos que são instituidos pela chamada Lei de Responsabilidade Fiscal, que estipula um valor máximo que deve ser gasto. Quando tem reconhecida a situação de calamidade, as cidades não precisam seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal e pode contratar serviços sem licitação.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Colisão entre caminhões deixa um morto e feridos na CE-138, em Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões terminou com a morte de um homem...

CearáÚltimas notícias

Prefeitura no Ceará compra dois robôs humanoides por R$ 277 mil e argumenta uso educacional

A Prefeitura de Ararendá, no interior do Ceará, adquiriu dois robôs humanoides...

CearáÚltimas notícias

Desabamento em escola municipal deixa crianças feridas no interior do Ceará

Três crianças ficaram feridas após parte da estrutura do pátio de uma...

CearáÚltimas notícias

Bíblia salva vítima de facada durante assalto em Fortaleza

Um trabalhador escapou sem ferimentos após ser atacado com uma faca durante...