Lar Quixadá Quixadá: Empresários tem reajuste da taxa de iluminação em até 600%; vereadores aprovaram
Quixadá

Quixadá: Empresários tem reajuste da taxa de iluminação em até 600%; vereadores aprovaram

13

conta_energia_qdoce

Com o aumento inesperado, muitos empresários podem até fazer demissão de empregados.

A Câmara Municipal de Quixadá tem a obrigação moral de explicar mais um ato contra a população, especialmente, para os empresários que tiveram o maior reajuste da Taxa de Iluminação Pública (TIP). 

Em dezembro de 2015, O Poder Executivo enviou projeto de Lei para alterar o sistema de cobrança da iluminação pública de Quixadá. O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Laércio Oliveira e do relator Higo Carlos, bem como da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, presidida por Cézar Augusto e relator Louro da Juatama. Mesmo ciente da situação, esses vereadores votaram favorável. 

O projeto foi debatido em plenário e por maioria quase absoluta, foi aprovado na Câmara Municipal. A lei foi sancionada pelo prefeito João Hudson.

conta_energia_qdoccomissaoA lei passou três meses em vacatio legis, que é o período entre a publicação da lei e sua vigência, que tem a função de dar conhecimento da lei aos futuros destinatários. 

Com a nova lei, os clientes que consumem até 50 kwh/m ficarm isentos, mas criou faixas de consumo, aumentando o percentual de cobrança para todos os demais usuários. Os comércios foram os mais afetados. 

O empresário Felipe Queiroz, proprietário da pizzaria Q’doce, denunciou em sua página do facebook o aumento. Na conta de energia de sua empresa, a taxa de iluminação cobrada era de R$ 81,69 reais, agora passou para R$ 512,78 reais. 

 Sobre o assunto, o presidente da Câmara dos Dirigentes Legistas de Quixadá-CDL, Carlos Henrique, disse ao portal Revista Central que a entidade ajuizará uma ação civil pública contestando a legalidade. 

“Queremos entender desse aumento fora do normal, já encaminhamos ao nosso departamento jurídico para tomar as devidas providencias”, destacou o representante dos comerciantes do município. 

Sobre a iluminação pública, a reportagem passou a manhã tentando contato com Blasco Monte, coordenador do serviço de iluminação pública de Quixadá, vinculado ao Departamento Municipal de Bens Públicos-Demasp, mas não obteve resposta. Mensagens também foram deixadas via whatsapp.

 

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá é o município da região com mais bebês registrados sem o nome do pai

Quixadá: Este município lidera, entre todos os 18 municípios que compõem a...

QuixadáÚltimas notícias

Uma semana depois, pediatria da Maternidade de Quixadá continua lotada por casos de Bronquiolite

Quixadá: Uma semana depois do Revista Central alertar para um aparente surto...

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe atendimento do CNH Popular a partir desta segunda-feira (26)

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) atenderá, a partir desta...

QuixadáÚltimas notícias

Curso sobre Brinquedos Populares do Reisado está com inscrições abertas na Casa de Saberes Cego Aderaldo

Estão abertas as inscrições para o curso “Construção de Brinquedos Populares do...