Lar Sertão Central Quatro municípios do Sertão Central já registraram casos suspeitos de gripe aviária desde 2023
Sertão CentralÚltimas notícias

Quatro municípios do Sertão Central já registraram casos suspeitos de gripe aviária desde 2023

467
(Foto meramente ilustrativa/Freepik)

Revista Central: Quatro municípios do Sertão Central já registraram aves com quadro suspeito de gripe aviária, nos últimos três anos. Os dados são do Ministério da Agricultura e Pecuária, confirmados com exclusividade, após solicitação do Revista Central.

Os registros ocorreram em Quixeramobim, Paramoti, Quixadá e Piquet Carneiro. Todos foram descartados após análise clínica e técnica dos envolvidos na apuração dos casos.

A primeira suspeita entre os municípios da região foi em Paramoti, no dia 29 de maio de 2023. Uma amostra do material genético da ave investigada, chegou a ser coletada pelos técnicos do Ministério. O exame deu negativo.

Naquele mesmo ano, no dia 26 de outubro, um caso suspeito foi detectado em Quixeramobim. Também foram coletadas amostras do material genético da ave, e o resultado descartou a influenza aviária. Essa semana o município de Quixeramobim voltou a registrar um caso suspeito, mas assim como ocorreu em 2023, também deu negativo.

No dia 13 de abril do ano passado, técnicos do ministério investigaram um caso suspeito em Piquet Carneiro, que também deu negativo. Foi o único caso suspeito mapeado pelo órgão em todo o ano de 2024 entre os municípios do Sertão Central. Naquele ano houve a investigação de outros três casos em dois municípios, ambos, deram negativo.

Este ano, além de Quixeramobim, Quixadá entrou na lista de cidades cearenses que apresentaram um caso suspeito de gripe aviária. Técnicos fizeram uma análise de uma amostra colhida no local, já que a ave foi encontrada morta. O exame descartou a hipótese de gripe aviária.

No Ceará oito casos suspeitos foram mapeados este ano, todos deram negativo para a possibilidade de gripe aviária. No Brasil já foram realizadas 458 investigações. 129 amostras genéticas já foram colhidas e há 12 investigações ainda em andamento.

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Prefeitura no Ceará compra dois robôs humanoides por R$ 277 mil e argumenta uso educacional

A Prefeitura de Ararendá, no interior do Ceará, adquiriu dois robôs humanoides...

CearáÚltimas notícias

Desabamento em escola municipal deixa crianças feridas no interior do Ceará

Três crianças ficaram feridas após parte da estrutura do pátio de uma...

Eleições 2026Últimas notícias

Mais de 81 mil eleitores deixaram de comparecer em municípios do Sertão Central no primeiro turno

Os 18 municípios do Sertão Central registraram 81.378 abstenções no primeiro turno...

PolicialÚltimas notícias

Dois homens são presos por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Senador Pompeu

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante dois...