Lar Ceará Quantidade de área considerada em seca no Ceará permanece sem alteração, mesmo com fim de chuvas
CearáSertão Central

Quantidade de área considerada em seca no Ceará permanece sem alteração, mesmo com fim de chuvas

180

Apesar de já começar a ser sentido de maneira mais forte e intensa, o sol que indica o calor típico do Ceará até o momento não causou uma mudança significativa no cenário relacionado à seca no estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), os níveis de seca no Ceará se mantiveram estáveis, conforme a atualização mais recente do Monitor de Secas.

De acordo com o órgão, a ferramenta realiza o acompanhamento regular e periódico da estiagem no Nordeste e em seis estados brasileiros fora da região. Os apontamentos do monitor mostraram que o Ceará apresentava, em junho, 20,84% do seu território classificado em seca fraca.

No último levantamento, que faz referência a julho, não houve alterações. O cenário é semelhante desde maio, na verdade, quando a taxa era de 20,82%. Isso significa que mesmo passado o período chuvoso e após a chegada de temperaturas mais elevadas, os níveis de seca que são causados pelos impactos do calor e do mormaço, praticamente se manteve estável.

Isso pode ser visto como um cenário otimista principalmente se considerado o fato de que, de acordo com a Funceme, a Pós-Estação, que compreende a junho e julho, apresentou precipitações abaixo da média. Com acumulado médio de 31,2 milímetros, o desvio negativo foi de 40,9% em relação à normal climatológica, que é de 52,9 mm para o estado como um todo.

Apesar da boa constatação, o órgão de meteorologia cearense pondera: “apesar da redução das chuvas no comparativo com os meses do primeiro semestre – o que é comum no Ceará -, a seca fraca segue concentrada em uma porção entre a macrorregião Jaguaribana e o Sertão Central. No atual cenário, o Monitor de Secas indica que a área do estado afetada deve ter impactos de longo como redução do plantio, crescimento de culturas ou pastagem, além de alguns déficits hídricos prolongados, pastagens ou culturas não completamente recuperadas”.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Incêndio atinge mercadinho em Ibaretama e deixa prejuízo de mais de R$ 700 mil

Região Central: Um incêndio destruiu um depósito de alimentos nos fundos de...

Sertão CentralÚltimas notícias

Sertão Central tem 10 municípios entre as 116 cidades do Ceará sob alerta de vendaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial...

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...