A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 200 metros cúbicos de madeira transportada de forma irregular durante uma fiscalização realizada na tarde desta quarta-feira (16), na BR-222, no Ceará. A operação também resultou na apreensão de dois caminhões-tratores e quatro semirreboques. Dois motoristas foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal, onde o caso será investigado.
A ação foi realizada por equipes do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), que atuavam em uma fiscalização voltada ao combate à criminalidade nas rodovias federais. Segundo a PRF, a carga saiu do estado do Pará com destino a Fortaleza, mas os documentos apresentados continham inconsistências quanto ao volume e ao tipo de madeira transportada. Em um dos veículos, foram encontrados cerca de 109 m³ de madeira serrada da espécie maçaranduba, embora a Guia Florestal indicasse um volume inferior e estivesse vinculada ao transporte de cavaco, material resultante do beneficiamento da madeira.
No segundo caminhão, os policiais localizaram aproximadamente 99 m³ de madeira serrada das espécies maçaranduba, muiracatiara e pequiá. Apesar de a guia mencionar madeira serrada, os registros oficiais também apontavam o transporte de cavaco, o que, conforme a PRF, caracteriza indícios de fraude documental. Diante das irregularidades, toda a carga foi considerada sem amparo legal para transporte, configurando, em tese, crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, além do uso de documentação falsa. O material, os veículos e a ocorrência foram encaminhados à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações.
