Lar Policial PRF apreende mais de 200 m³ de madeira irregular durante fiscalização na BR-222
PolicialÚltimas notícias

PRF apreende mais de 200 m³ de madeira irregular durante fiscalização na BR-222

117
Madeira foi apreendida na BR-222. Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 200 metros cúbicos de madeira transportada de forma irregular durante uma fiscalização realizada na tarde desta quarta-feira (16), na BR-222, no Ceará. A operação também resultou na apreensão de dois caminhões-tratores e quatro semirreboques. Dois motoristas foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal, onde o caso será investigado.

A ação foi realizada por equipes do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), que atuavam em uma fiscalização voltada ao combate à criminalidade nas rodovias federais. Segundo a PRF, a carga saiu do estado do Pará com destino a Fortaleza, mas os documentos apresentados continham inconsistências quanto ao volume e ao tipo de madeira transportada. Em um dos veículos, foram encontrados cerca de 109 m³ de madeira serrada da espécie maçaranduba, embora a Guia Florestal indicasse um volume inferior e estivesse vinculada ao transporte de cavaco, material resultante do beneficiamento da madeira.

No segundo caminhão, os policiais localizaram aproximadamente 99 m³ de madeira serrada das espécies maçaranduba, muiracatiara e pequiá. Apesar de a guia mencionar madeira serrada, os registros oficiais também apontavam o transporte de cavaco, o que, conforme a PRF, caracteriza indícios de fraude documental. Diante das irregularidades, toda a carga foi considerada sem amparo legal para transporte, configurando, em tese, crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, além do uso de documentação falsa. O material, os veículos e a ocorrência foram encaminhados à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações.

Artigos relacionados

Educação & VestibularÚltimas notícias

No mês do estudante, metade da sua Pós-Graduação é por conta da UniCatólica

Aproveitar o mês do estudante para investir em qualificação profissional pode ser...

CearáÚltimas notícias

Caminhão com carga de combustível pega fogo na BR-020 próximo a Canindé

Sertões de Canindé: Um caminhão-tanque que transportava combustível pegou fogo no final...

QuixadáÚltimas notícias

Atriz global Priscila Fantin compartilha imagens durante gravações de filme em Quixadá

A atriz Priscila Fantin compartilhou nas redes sociais registros feitos durante as...

NacionalÚltimas notícias

STF torna réu deputado que durante discurso desejou a morte do presidente Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (18) tornar réu o...