Vale do Jaguaribe: Clima de medo no município de Jaguaribara. O prefeito José Filho Nunes (PSB), e a vice-prefeita, Mazé Martins (Republicanos), estão sendo alvo de ameaças anônimas que também atingiram secretários municipais.
As mensagens carregam agressões verbais e expressões preconceituosas e começaram a circular em grupos de mensagens, atribuídas a uma facção criminosa.
As ameaças, conforme a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), também apareceram em pichações em muros da cidade e, mais recentemente, em uma carta anônima que dizia que o prefeito “está com os dias contados”.
O caso ganhou repercussão após o prefeito divulgar uma nota oficial denunciando as intimidações. Na nota publicada em suas redes sociais, José Filho lembra que é de uma família humilde, trabalhadora, e que tem consciência de que não faz política com o intuito de prejudicar ninguém.
Em sua nota, o gestor diz que “Diante da proporção que essas mensagens tomaram” recebeu “ligações de autoridades, e o Governo do Estado do Ceará acompanha o caso, com suas forças de segurança atuando para apurar a origem e identificar os responsáveis”.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil está investigando o caso como crime de ameaça, registrado no município.
A Aprece manifestou solidariedade ao gestor e repudiou qualquer forma de violência política. O presidente da entidade, Joacy Alves dos Santos Júnior (Juju), afirmou que é dever do Estado garantir a segurança dos gestores e da população. “Nenhuma divergência política pode justificar a violência, a intimidação ou o discurso de ódio”, destacou em comunicado.
