Lar Quixadá Pólo Universitário de Quixadá está estagnado
QuixadáSertão Central

Pólo Universitário de Quixadá está estagnado

183

UFC_campus_paradoaSem investimentos nas faculdades, o número de alunos tende a cair ou não crescerá como desejado.

feclesc

A cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, está ameaçada de perder alunos nos cursos superiores nas principais faculdades existentes no município. O sonho de cidade universitária veio como um alento para a economia da cidade que deu um salto significativo com a implantação das Faculdades: Católica Rainha do Sertão – FCRS, Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará – UFC e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE.

Além dessas faculdades, Quixadá possui a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Feclesc, o núcleo da Uece que foi pioneira na região centro do estado. Mas, todo esse processo de disseminação do ensino superior na cidade vem sofrendo com a falta de novos investimentos para manutenção e infraestrutura adequada para dinamizar o ensino, pesquisa e extensão nos campos instalados.

A Feclesc, foi a primeira faculdade instalada em Quixadá, as dificuldades são muitas, a falta de investimentos do estado já levou a unidade a enfrentar o caos, é uma novela sem fim, alunos e professores da Uece conhecem os problemas, reivindicam seus direitos, mas o estado lamentavelmente ignora a importância do Campus como universidade pública para todo o Sertão Central.

A Católica de Quixadá mesmo sendo  privada, revolucionou com investimentos pesados em infraestrutura e implantação de cursos importantes para região. A instituição já chegou a possuir 2.600 alunos distribuídos nos 17 cursos de graduação na instituição, mas problemas internos com o controle da direção deixou a faculdade vulnerável, investimentos estrangeiros deixaram de chegar e alguns cursos estão ameaçados de fechar. O número de alunos diminuiu consideravelmente.

O Instituto Federal, IFCE, que oferta vagas para cursos técnicos e superiores é um dos únicos que tem dado respostas animadoras. O Campus do IFCE já ganhou um anexo que está quase pronto e deverá ofertar um número de vagas maior para alunos advindos das escolas públicas da região.

O Campus da Universidade Federal do Ceará é outro que não está recebendo a atenção merecida, mesmo recebendo do ex-presidente Lula indicação que deveria revolucionar o Sertão Central em ofertas de vagas ao ensino superior público e após quatro anos de instalação do primeiro curso, só possui 400 estudantes divididos em 3 cursos na área da informação, o primeiro bloco sequer foi concluído, bem diferente dos outros campus instalados no Cariri e Sobral.


Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Quatro municípios do Sertão Central recebem novos modelos de viaturas da PM

Região Central: Quatro municípios do Sertão Central receberam o novo modelo de viaturas...

QuixadáÚltimas notícias

Irmãos que atacaram jovem de Quixeramobim que teve mãos decepadas são transferidos da cadeia de Quixadá

Os irmãos Evangelista Rocha dos Santos, 34, e Ronivaldo Rocha dos Santos,...

Sertão CentralÚltimas notícias

Município de Solonópole passa a receber retransmissão de sinal de TV digital

Região Central: Mais de 18 mil moradores de Solonópole vão ser beneficiados com...

QuixadáÚltimas notícias

Posto de combustíveis em Quixadá é multado em mais de R$ 23 mil por aumento abusivo

Região Central: O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon),...