Lar Ceará Polêmica: Lei em Boa Viagem prevê que animal abandonado seja sacrificado se estiver doente
Ceará

Polêmica: Lei em Boa Viagem prevê que animal abandonado seja sacrificado se estiver doente

193

A Câmara de Vereadores da Prefeitura de Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza, alterou uma antiga lei de captura animais de rua que previa o sacrifício caso o proprietário não fosse buscá-lo dentro de um prazo de 10 dias, independente de sua condição de saúde. Agora, o sacrifício só é permitido caso o animal apresente comportamento agressivo durante a captura ou porte alguma doença que coloque em risco a saúde pública do município.

A decisão deve partir após o diagnóstico de um médico veterinário. O projeto de lei 32/2017 foi aprovado no último mês de agosto.

“Tratando-se de cão não registrado, será o mesmo sacrificado, se não for retirado por seu dono, dentro de dez dias, mediante o pagamento da multa e das taxas respectivas”, determinava a antiga lei de nº 414/1984. Com a nova lei, os animais serão disponibilizados pela Prefeitura para a adoção.

“O animal que não for resgatado no prazo previsto no caput deste artigo será considerado abandonado, autorizando-se o município a efetuar a sua respectiva doação, adoção e alienação”, confirma a nova lei.

Outra alteração realizada é o prazo de retirada do animal. Antes, os proprietários tinham no máximo 10 dias para retirar o seu animal. Agora, esse tempo diminuiu para sete dias.

Já em relação bovinos, suíno, caprino e ovino a nova lei prevê uma ação diferente. Caso sejam encontrados na rua e com boas condições de saúde e se estiver dentro dos critérios das condições sanitárias, a Prefeitura deve abatê-los e doar a carne parta escolas públicas, estabelecimento médico-hospitalares e entidades filantrópicas.

“Em se tratando de bovino, suíno, ovino ou caprino, fica autorizado o Município a abater o animal e a doar a carne para as escolas da rede públicas municipal para os estabelecimentos médico-hospitalares ou para entidades filantrópicas, exigindo-se a prévia constatação da boa saúde do animal e observadas as exigências sanitárias”, determina a nova lei.

Do site Tribuna do Ceará!

Artigos relacionados

CearáÚltimas notícias

Afogamento em parque aquático termina com morte de criança de 10 anos

Uma excursão em família terminou em tragédia neste domingo (11), após a...

CearáÚltimas notícias

Mulher é presa suspeita de extorquir e ameaçar contar segredos de vereador no interior do Ceará

Uma mulher foi presa em flagrante na última sexta-feira (9), suspeita de...

CearáÚltimas notícias

Dupla acusada de matar homem e usar crânio da vítima em rituais é condenada pela Justiça

Dois réus foram condenados pela Justiça do Ceará por envolvimento em um...

CearáÚltimas notícias

Empresário do interior do Ceará ganha 10 motos após vencer aposta na vitória de Elmano

O empresário Jefferson Kayo, da JK Motos, em Tamboril, recebeu dez motocicletas...