Lar Política Plano Diretor desatualizado causa recusa de grandes lojas para a cidade de Quixadá
PolíticaQuixadá

Plano Diretor desatualizado causa recusa de grandes lojas para a cidade de Quixadá

244

Quixadá: Os corretores de imóveis têm cobrado da Prefeitura Municipal que sejam adotadas às devidas providencias no sentido de atualizar o quanto antes o plano diretor de desenvolvimento urbano da cidade. O atual tem quase 20 anos e é considerado ultrapassado na visão empresarial.

O corretor Fábio Oliveira lembrou do projeto em mais uma postagem em rede social: “Mais uma vez venho solicitar das autoridades constituídas, informações sobre os resultados e evoluções da atualização do Plano Diretor de Quixadá.” segundo ele, no dia 17 de janeiro último foi apresentada a minuta dos estudos e construção participativa do plano. “Estive na reunião, um conjunto de 57 páginas e muitas informações que não foi possível apresentar na integra em duas horas de reunião.”

O corretor disse que a gestão prometeu postar no site oficial do município essa minuta preliminar, mas infelizmente essa minuta nunca foi disponibilizada para a população em geral. A minuta iria ser apreciada por instituições ambientais e logo no início da volta das atividades legislativas, voltaria para a Câmara Municipal avaliar a aprovação ou mudanças no texto. “Estamos em junho e não temos nenhuma informação nova sobre o plano”, finalizou.

Plano diretor de uma cidade

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Grandes redes desistem de instalar lojas em Quixadá

Nos últimos 15 anos, a cidade de Quixadá passou por uma drástica mudança em sua urbanização. Os avanços da construção civil deixaram a zona urbana ainda mais extensa. Há pelo menos 10 loteamentos em pleno funcionamento, o que requer uma política de urbanização para que esse crescimento seja de forma equilibrada.

O EXTRA, do Grupo Pão de Açúcar fez em 2018 uma pesquisa de mercado e constatou que seria viável uma loja na Terra dos Monólitos, inclusive já tinha um terreno, mas teria desistido dos negócios da região por Quixadá não ter um plano direito moderno.

“Plano Diretor” deveria ser um assunto debatido pelos parlamentares da cidade de Quixadá, mas infelizmente a Câmara de Quixadá se limita a tratar-se de assuntos sem muita relevância social.

Casas Bahia

Informações de corretores dizem ainda que a rede Casas Bahia pretende instalar uma loja na Terra dos Monólitos, mas há dificuldade em terreno.

 A atualização do plano diretor é essencial para que o crescimento de Quixadá não ocorra fora dos padrões das cidades de porte médio.

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Acidente impressiona moradores após carro parar com rodas para cima em Quixadá

Região Central:  Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta terça-feira...

QuixadáSertão CentralÚltimas notícias

Quixadá e Canindé recebem Operação Mulher Segura para fortalecer combate à violência contra a mulher

Região Central: Os municípios de Quixadá e Canindé receberam nesta semana ações da...

QuixadáÚltimas notícias

Enel realiza mutirão de serviços em Quixadá com troca de lâmpadas e sorteio de 50 geladeiras

Quixadá: A Enel Distribuição Ceará realiza um mutirão de serviços em Quixadá com...

QuixadáÚltimas notícias

Unicatólica é única instituição do Sertão Central contemplada com PetSaúde do Ministério da Saúde

Quixadá. O Centro Universitário Católica de Quixadá foi contemplado na 13ª edição...