Lar Policial Pipeiros são presos por desperdiçarem água da Operação Carro Pipa que abasteceria em Canindé
Policial

Pipeiros são presos por desperdiçarem água da Operação Carro Pipa que abasteceria em Canindé

80

Ambos foram autuados por estelionato e dano ao patrimônio público.

A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), nessa terça-feira (03), flagrou o exato momento em que o motorista de um caminhão tipo pipa despejava cerca de nove mil litros de água potável em um córrego, no município de Maracanaú – Região Metropolitana de Fortaleza. O condutor e o proprietário do caminhão foram presos e o procedimento policial sobre o caso foi registrado no 21º Distrito Policial. Segundo os suspeitos, a água desviada teria sido retirada da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e teria como destino o abastecimento de comunidades do município de Canindé, que sofrem com a seca.

O desperdício foi flagrado no bairro Distrito Industrial, quando Paulo Tierdes Cavalcante de Oliveira (31), que responde por lesão corporal dolosa e era o motorista do caminhão, despejava a água. Ele ainda tentou enganar os policiais, informando que a água era suja, oriunda de piscina. Mas os militares constataram que a substância era límpida, transparente e inodora. Eles efetuaram a ação policial após serem acionados para a ocorrência via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops); e ainda receberam informações de que a prática criminosa seria constante. O motorista foi conduzido ao 21º DP.

Paulo alegou que realizava o serviço ilícito a mando do proprietário do caminhão, identificado como Wanderson da Silva Costa (23), que foi até o 21º DP e também foi preso em flagrante. Ambos foram autuados por estelionato e dano ao patrimônio público. De acordo com o delegado George Malaquias, titular da delegacia e responsável pelo caso, Wanderson informou que participa da Operação Carro Pipa (abastecimento emergencial de água potável) por meio de um cadastro feito no Exército Brasileiro e que realizava o serviço há mais de um mês. O trabalho dele seria transportar a água que seria distribuída gratuitamente. Mas, ao invés disso, derramava os milhares de litros. A Polícia suspeita que o crime era cometido para Wanderson não ter gastos com combustível ao transportar a carga, abastecida na central da Cagece que fica no bairro Jereissati, em Maracanaú.

As investigações sobre o caso continuam. Wanderson não apresentou à Polícia nenhum documento que comprovasse sua inscrição na operação “Carro Pipa”. Ainda segundo o delegado Malaquias, as declarações do suspeito serão apuradas e, dependendo do aprofundamento das investigações, o caso poderá ser repassado para a Polícia Federal. Os dois homens permanecem presos.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Homem leva dois tiros em bar na madrugada deste sábado (9) em Quixadá

Quixadá: Um homem de 20 anos foi atingido por dois tiros na...

PolicialÚltimas notícias

Panorama da violência: Quixadá já registra mais de 30 homicídios em 2025

Quixadá: As estatísticas da violência comprovam aquilo que a população já percebe:...

PolicialÚltimas notícias

Homem é encontrado morto com marcas de tiros no município de Pedra Branca

Região Central: Um homem foi encontrado morto com marcas de tiros no fim...

PolicialÚltimas notícias

Polícia Civil de Quixeramobim prende dois suspeitos de pichações no distrito de São Miguel

Quixeramobim: Uma ação coordenada pelo delegado de Polícia Civil de Quixeramobim, William...