Lar Ceará PF faz operação em Santa Quitéria por suspeita de interferência do crime organizado nas eleições municipais
CearáÚltimas notícias

PF faz operação em Santa Quitéria por suspeita de interferência do crime organizado nas eleições municipais

788
Santa Quitéria é o maior município do Ceará em território: são mais de 4.200 km² de extensão — Foto: Aprece

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (7), uma operação em Santa Quitéria, no interior do Ceará, para apurar suspeitas de envolvimento de organizações criminosas nas eleições municipais de 2024. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, conforme decisão expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Os nomes dos alvos não foram divulgados.

A ação faz parte da Operação Promessa Vazia, que busca reunir novas provas sobre a atuação de candidatos e terceiros em práticas de corrupção, coação de eleitores e outros crimes relacionados ao processo eleitoral. A operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/CE), que reúne a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP).

A cidade de Santa Quitéria foi palco de uma das mais graves interferências do crime organizado em eleições no estado. O então prefeito eleito em 2024, José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral após ser acusado de receber apoio de criminosos que teriam intimidado eleitores e oferecido drogas em troca de votos. Ele foi preso no dia 1º de janeiro de 2025, horas antes da posse, e se tornou o primeiro prefeito do país a perder o cargo por envolvimento com facções.

Com a cassação, novas eleições foram realizadas no último dia 26 de outubro. O filho de Braguinha, Joel Barroso (PSB), venceu o pleito suplementar com 53,21% dos votos válidos e será diplomado no próximo dia 10 de novembro.

De acordo com a Polícia Federal, a operação desta sexta-feira não tem relação direta com a eleição suplementar de outubro, mas visa aprofundar as investigações sobre os fatos ocorridos durante o pleito de 2024. Até o momento, ninguém foi preso.

Com mais de 4.200 km² de extensão, Santa Quitéria é o maior município do Ceará em território e vem sendo destaque nas investigações que apuram a influência do crime organizado na política local.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Comoção em Quixeramobim: jovem morre após grave capotamento na CE-473

Região Central – O fim de semana foi marcado por diversos acidentes...

PolicialÚltimas notícias

Novo ataque a faca deixa mais dois feridos em Canindé em menos de 24 horas

Região Central – Menos de 24 horas após um sargento da Polícia...

EntretenimentoÚltimas notícias

Mistério no Sertão: suposto OVNI é registrado em fazenda no município de Quixadá

Região Central: Há cerca de uma semana, o perfil “Acredite se Quiser...

PolicialÚltimas notícias

Brutalidade: Homem mata o irmão na frente da mãe e tenta arrancar o coração e a cabeça, em Itapiúna

Região do Baturité: Um crime de extrema violência chocou moradores do município...