Lar Policial PF cumpre mandado contra fotógrafo suspeito de divulgar imagens de abuso infantil
Policial

PF cumpre mandado contra fotógrafo suspeito de divulgar imagens de abuso infantil

193
Ação ocorreu após denúncias do relatório de uma ONG que opera com o governo americano. Foto: divulgação

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (7), um mandado de busca e apreensão em Fortaleza, na residência de um fotógrafo infantil suspeito de produzir, armazenar e compartilhar arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes na internet.

A Operação Betume, que tem o objetivo de combater as práticas ilícitas citadas, foi realizada após investigações iniciadas em 2021, a partir do relatório recebido da National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), organização não governamental sem fins lucrativos que opera com apoio do governo americano.

A ONG tem um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” vindas especialmente de empresas de tecnologia, sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças, onde foi possível verificar a existência de diversos arquivos contendo imagens atentatórias à dignidade e ao desenvolvimento sexual de menores.

Durante a ação, seis agentes da PF apreenderam celulares, documentos e outras mídias para instrução de Inquérito Policial para detalhamento da atuação do suspeito.

Conforme a PF, caso seja comprovada as práticas do fotógrafo, ele poderá responder por crimes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas de até 6 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados em detrimento de vulneráveis que venham a ser descobertos no decorrer dos trabalhos. As investigações continuam com análise do material apreendido.

Ainda segundo a polícia, o nome da operação “Betume” remete ao material utilizado (betume da Judéia) para registrar e fixar permanentemente pela primeira vez (por volta de 1826) uma fotografia numa superfície sólida.

Com informações do G1

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Jovem de 17 anos é encontrado morto em residência na zona rural de Canindé

Um jovem de 17 anos foi encontrado sem vida na manhã desta...

PolicialÚltimas notícias

Operação contra ‘tigrinho’ bloqueia R$ 85 milhões e apreende mais de 20 veículos de luxo

A Polícia Civil do Ceará deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação interestadual...

PolicialÚltimas notícias

Suspeito de ameaçar irmã com faca e agredir cunhada grávida é preso em Quixadá

Quixadá: Um homem foi preso em flagrante após agredir o irmão e...

PolicialÚltimas notícias

Condenado por estupro de vulnerável contra enteados no Mato Grosso é preso no interior do Ceará

Um homem de 37 anos condenado por estupro de vulnerável e importunação...