Lar Policial PF cumpre mandado contra fotógrafo suspeito de divulgar imagens de abuso infantil
Policial

PF cumpre mandado contra fotógrafo suspeito de divulgar imagens de abuso infantil

18
Ação ocorreu após denúncias do relatório de uma ONG que opera com o governo americano. Foto: divulgação

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (7), um mandado de busca e apreensão em Fortaleza, na residência de um fotógrafo infantil suspeito de produzir, armazenar e compartilhar arquivos de abusos sexuais de crianças e adolescentes na internet.

A Operação Betume, que tem o objetivo de combater as práticas ilícitas citadas, foi realizada após investigações iniciadas em 2021, a partir do relatório recebido da National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), organização não governamental sem fins lucrativos que opera com apoio do governo americano.

A ONG tem um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” vindas especialmente de empresas de tecnologia, sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças, onde foi possível verificar a existência de diversos arquivos contendo imagens atentatórias à dignidade e ao desenvolvimento sexual de menores.

Durante a ação, seis agentes da PF apreenderam celulares, documentos e outras mídias para instrução de Inquérito Policial para detalhamento da atuação do suspeito.

Conforme a PF, caso seja comprovada as práticas do fotógrafo, ele poderá responder por crimes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas de até 6 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados em detrimento de vulneráveis que venham a ser descobertos no decorrer dos trabalhos. As investigações continuam com análise do material apreendido.

Ainda segundo a polícia, o nome da operação “Betume” remete ao material utilizado (betume da Judéia) para registrar e fixar permanentemente pela primeira vez (por volta de 1826) uma fotografia numa superfície sólida.

Com informações do G1

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação “Muralha” é deflagrada em Boa Viagem com reforço de tropas especializadas da PMCE

Boa Viagem (CE) – Em uma iniciativa estratégica para intensificar o combate...

PolicialÚltimas notícias

Jovem de 21 anos morre afogada em açude ao tentar salvar amiga em Quixeramobim

Uma manhã de lazer entre amigos terminou em tragédia neste sábado, 17,...

PolicialÚltimas notícias

Policial Militar de Quixadá denuncia agiotagem e ameaças sofridas por dívida com mototaxista

Região Central: Um inquérito policial instaurado pela Delegacia Municipal de Quixadá revelou...

PolicialÚltimas notícias

Alagoana é presa no interior do Ceará com R$ 2,1 mil em notas falsas

  Uma alagoana foi presa na tarde desta quinta-feira (15), na Rua...