Lar Educação & Vestibular Pesquisadores do IFCE de Quixadá desenvolvem equipamento inovador para aulas de Engenharia Civil
Educação & VestibularÚltimas notícias

Pesquisadores do IFCE de Quixadá desenvolvem equipamento inovador para aulas de Engenharia Civil

154

Um projeto desenvolvido no campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) está contribuindo para transformar o ensino de Engenharia Civil. Pesquisadores da instituição criaram um protótipo didático capaz de demonstrar, de forma prática, o comportamento da água em sistemas hidráulicos, facilitando a compreensão de conteúdos que, até então, eram abordados principalmente por meio de cálculos e teoria.  

O equipamento foi produzido com o auxílio de impressão 3D e funciona como um recurso de aprendizagem para que os estudantes possam acompanhar, em tempo real, a movimentação da água dentro das tubulações. Dessa forma, conceitos como pressão, perda de carga e variações no fluxo podem ser observados de maneira visual, aproximando a prática da realidade encontrada em projetos de instalações prediais.  

A iniciativa surgiu durante um projeto de iniciação científica coordenado pelo professor Hugo Almeida, com participação dos estudantes Célio Junior, Davi Alves e João Vitor. O desenvolvimento ocorreu no Laboratório Maker do campus, onde a equipe realizou desde a modelagem das peças até os testes para garantir o funcionamento do protótipo e evitar vazamentos nas conexões impressas em 3D.  

Durante os experimentos, o equipamento permitiu simular diferentes situações encontradas em sistemas hidráulicos, incluindo alterações de pressão e fenômenos provocados pela interrupção brusca do fluxo de água. A proposta é tornar o aprendizado mais intuitivo e contribuir para uma formação técnica mais sólida dos futuros engenheiros.  

Além de representar um avanço para o ensino, o projeto também se destaca pelo baixo custo de produção e pela possibilidade de reprodução em outras instituições de ensino. A expectativa da equipe é aperfeiçoar o modelo, ampliar o uso de componentes produzidos por impressão 3D e desenvolver novas ferramentas didáticas voltadas à formação em Engenharia Civil.  

Artigos relacionados

QuixadáÚltimas notícias

Quixadá realiza 2ª Noitada Cultural com sete atrações na Praça da Cultura

A Secretaria da Cultura de Quixadá realiza, no próximo sábado, 26 de...

Eleições 2026Últimas notícias

Quaest aponta empate técnico: Ciro tem 43%, Elmano 41% na disputa pelo Governo do Ceará

A corrida pelo Governo do Ceará apresenta um cenário de equilíbrio entre...

NacionalÚltimas notícias

Adolescente admite ter inventado abuso sexual para se vingar da mãe e deixa inocentes presos por 2 anos

Uma adolescente de 13 anos confessou à Justiça do Amazonas que inventou...