Lar Ceará Pedra Branca e Mombaça terão agência da Caixa Econômica, anuncia banco
CearáQuixadáSertão Central

Pedra Branca e Mombaça terão agência da Caixa Econômica, anuncia banco

223
Abertura de novas unidades faz parte de plano de expansão do Banco (Foto: Giovanna Romano/VEJA)

Região Central: A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou oficialmente que vai abrir 75 novas unidades do banco espalhadas por todo o Brasil. O objetivo do banco é fortalecer sua estratégia de cobrir 100% os municípios brasileiros que sejam compostos por mais de 40 mil habitantes. Todas as regioes brasileiras serão contempladas com novas unidades, mas o Nordeste será a que vai ter mais novas sedes. No Ceará serão nove, e duas delas devem ser construídas em cidades do Sertão Central.

De acordo com a CEF, das 75 novas unidades que serão abertas, 20 serão especificamente especializadas no agronegócio, um ramo que cresce vertiginosamente no Brasil. A expansão deverá contemplar nove municípios cearenses, entre eles Pedra Branca e Mombaça, que ainda se valem de agências vizinhas como a de Canindé e a de Quixadá. Além delas serão abertas agências em Itarema, Amontada, Beberibe, Granja, Viçosa do Ceará, Aquiraz e Missão Velha.

Na região Nordeste o estado do Maranhão será o maior contemplado, com 16 municípios escolhidos para ter novas unidades da Caixa. Pernanbuco, Bahia, Piauí e Paraíba, também foram selecionados. Estes dois últimos terão apenas uma nova agência em cada cidade, de acordo com as informações da Caixa. A distribuição das novas unidades terá 19 agências na região Norte, 10 na Centro-Oeste, outras sete da região Suldeste e três na região Sul.

História

De acordo com a Wikipédia a CEF foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.

Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social. Porém os empréstimos sob penhor só foram possíveis no ano de 1934 quando o Presidente Getúlio Vargas ordenou que a mesma pudesse ser feita, aniquilando outras instituições particulares que cobravam juros altíssimos pelo mesmo serviço.

Hoje em dia, segundo o site de pesquisas, a Caixa é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais.

Artigos relacionados

Sertão CentralÚltimas notícias

Instituto Antônio Conselheiro realiza Feira Agroecológica em Choró nesta sexta-feira, 14 de agosto

O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) realiza, nesta sexta-feira, 14 de agosto, a...

CearáÚltimas notícias

Tragédia na CE-085: adolescente de 13 anos morre após ser atropelado por carro

Um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um carro...

QuixadáÚltimas notícias

Prefeitura de Quixadá divulga lista de pré-selecionados para receber casas populares

A Prefeitura de Quixadá, por meio da Fundação de Geração de Emprego,...

CearáÚltimas notícias

Idosa morre depois de ser atacada pelo bode que ela criava no interior do Ceará

Uma idosa de 76 anos morreu na manhã de sábado (8) após...